icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

🖤 frete grátis acima de R$389 para mamães e pequenos de qualquer estado 🖤

como aumentar a imunidade do bebê? | 5 min de leitura

imagem de mãe cuidando do bebê

a imunidade do bebê é algo que pesquisamos desde que descobrimos a gravidez,  queremos saber como podemos aumentá-la, quais cuidados devemos ter e alimentação durante a gestação que pode ajudar. 


mamãe, lembre-se que é sempre bom buscar informações com fontes confiáveis e tirar dúvidas com o seu obstetra, já que cada caso é diferente do outro e ele pode ajudar nessa caminhada. 🩺


mas fique tranquila que elaboramos esse post para ajudar você com as dúvidas relacionadas à imunidade do bebê. não precisa ficar ansiosa, desfrute de cada etapa com tranquilidade e amor. 🤰


aproveite para conhecer nossas mantinhas, flufis e cobertores personalizados e monte o enxoval do seu neném. aqui você encontra estampas incríveis e todas nossas peças são 100% algodão, ou seja, não superaquece a criança. confira essas lindezas no nosso site www.coisasdenine.com. 🤩


imunidade do bebê

todos os dias, o corpo do bebê combate os microorganismos invasores, como bactérias e vírus, por meio do sistema imunológico. é como se fosse uma barreira de células de defesa que garante a proteção da saúde do neném, deixando-o menos suscetível às doenças.


existem dois tipos de imunidade do bebê que vamos explicar para você, mamãe. continue aqui com a gente. 


inata

essa forma de imunidade do bebê é a que vem desde a gestação, sendo passada pelos anticorpos da mamãe. sendo assim, os babys já nascem com ela, não precisam passar por nenhum fator perigoso.


os glóbulos brancos são uma das linhas de defesa do corpo, deslocam-se por meio da corrente sanguínea e entram nos tecidos para identificar e combater os invasores, oferecendo uma resposta imediata.


adquirida

outra forma de imunidade do bebê é a adquirida, ou seja, começa após o nascimento, quando o neném começa a ingerir o leite materno, além de fatores como a vacinação e seu contato com o mundo.


a imunidade adquirida tem início quando há o contato entre invasores estranhos e o sistema imunológico. os principais glóbulos brancos responsáveis por esse tipo de imunidade são os linfócitos.


doenças ligadas à baixa imunidade do bebê

as doenças mais comuns relacionadas à imunidade do bebê são as virais. cerca de 90% das doenças até os dois anos de idade são provenientes de vírus e, geralmente, a criança pode ter de três a sete quadros virais por ano.


sabendo disso, mantenha a calma, mamãe. é comum que o bebê também fique doente, basta ter alguns cuidados como evitar contato com outras pessoas gripadas e não esqueça de lavar tudo o que o seu filho leva à boca. 


uso de antibióticos

o uso do antibiótico não é recomendado para os bebês, pois pode matar a flora boa e ruim, alterando a microbiota e causando uma imunidade irregular. dessa forma, o antibiótico só deve ser dado à criança quando o médico prescrever. sempre que surgir dúvida, ligue para o pediatra.


o funcionamento da imunidade do bebê

como explicamos anteriormente, a imunidade do bebê tem início ainda na gestação, com a transferência dos anticorpos da mãe para o neném por meio do cordão umbilical. após o nascimento, a amamentação é a principal forma de aumentar a imunidade do bebê, já que o leite materno possui nutrientes e anticorpos necessários para o desenvolvimento da criança. 👶


o amadurecimento da imunidade do bebê vem com o tempo, mesmo já havendo a inata. existem situações em que a maturidade total ocorre na pré-adolescência, pois é quando a criança já teve contato com outros indivíduos, com a natureza e tomou parte das vacinas. lembre-se que é um processo que está em constante desenvolvimento.


gestação e a imunidade do bebê

imagem de mulher grávida comendo salada


durante a gravidez é super importante que você mantenha hábitos saudáveis, já que há um ser crescendo dentro de você, mamãe. a partir do segundo mês, o bebê começa a receber os anticorpos por meio da placenta. 🤰


sugerimos que você tenha o acompanhamento de nutricionista para auxiliar durante essa trajetória, assim você terá uma alimentação balanceada para você e seu bebê. confira aqui no nosso blog o post que fizemos sobre alimentação saudável para gestantes


além da alimentação, não deixe de cuidar de você, faça acompanhamento com seu obstetra e os exames de rotina. faça atividade física que seu médico deixe, beba bastante água, cuide do cabelo e aproveite esses nove meses com muito amor.


amamentação e imunidade do bebê

a amamentação é uma das fases mais importantes para a imunidade do bebê e deve ser feita, exclusivamente, até os seis meses de idade, após esse período, você pode começar a introdução alimentar na rotina do seu filho, seguindo com a amamentação.


o leite materno é rico em nutrientes e anticorpos que colaboram para que a criança desenvolva a imunidade e cresça de forma saudável, sendo capaz de proteger o neném de várias doenças infecciosas e alérgicas. afinal, todos nós queremos ver nossos bebês fortes e felizes, não é mesmo, mamãe? 🍼


recomendamos que priorize sempre pela amamentação materna, caso você não consiga, procure ajuda médica e informe-se sobre a doação de leite materno. esse ato de amor pode fazer parte da história da sua família também. 


vacinação e imunidade do bebê

entendemos que pode ser um momento de aflição ver o baby chorando com a picada da vacina, mas é de extrema importância que os papais mantenham o calendário vacinal em dia para o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê. 


a vacina faz com que o organismo do bebê tenha contato com microorganismos de maneira controlada, estimulando o organismo a se defender e criando imunidade a uma doença. dessa forma, o neném pode ter contato com a doença, mas o seu organismo irá lutar para não ser infectado.


alimentação do neném 

a alimentação é outro fator relevante para o desenvolvimento da imunidade do bebê. como foi mostrado antes, a partir dos seis meses, o neném pode começar a introdução alimentar. dê preferência para frutas, legumes e proteínas, afinal, são ricos em nutrientes e mais saudáveis do que alimentos processados. 🍌


aqui no blog da coisasdenine temos um post de introdução alimentar com várias dicas interessantes sobre essa nova fase na vida do baby. aproveite para conferir e lembre-se de tirar todas as dúvidas com o pediatra. 


contato com os animais

esse contato com os animais proporciona excelentes benefícios para desenvolvimento da imunidade do bebê, mamãe.


quando o neném não possui contato com gato ou cachorro desde cedo, ele pode desenvolver alergias, já que não formou uma flora. 


mas, lembre-se que para haver o contato seguro entre animal e criança, o animal precisa estar vacinado e bem tratado. além desse benefício para a saúde, seu filho terá um companheiro de aventuras e brincadeiras em casa. 🐶


dicas para aumentar a imunidade do bebê

imagem de criança doente

separamos algumas dicas para você que podem ajudar a fortalecer a imunidade do bebê. confira:

  • durante a gestação, cuide-se para que seu filho receba nutrientes e anticorpos que ajudem no seu desenvolvimento;
  • amamentação: o leite materno é rico em anticorpos e nutrientes necessários para fortalecer a imunidade do bebê;
  • siga o calendário vacinal;
  • durante a introdução alimentar, ofereça legumes, proteínas e frutas ricos em nutrientes;
  • higienizar os brinquedos e objetos que o bebê leva à boca;
  • deixe-o descansar, o sono é fundamental para o aumento da imunidade do bebê;
  • crie uma rotina de banho de sol, a vitamina d é necessária para fortalecer a saúde;
  • leve o bebê ao pediatra periódicamente para fazer esse acompanhamento de perto.

conclusão

imagem de bebê saudável e feliz

esperamos que esse post sobre a imunidade do bebê tenha deixado você mais tranquila e que ajude no dia a dia da família. aqui no nosso blog, você encontra várias dicas relacionadas à maternidade, não deixe de conferir.


aproveite para conhecer nossos produtos personalizados. no nosso site www.coisasdenine.com você encontra mantinhas, flufis e cobertores 100% algodão que não superaquece o bebê e vão durar a infância toooda! venha montar o enxoval do seu filho aqui com a gente. 🥰
Post anterior
Próximo post