icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

🖤 frete grátis acima de $389 para mamães e pequenos de qualquer estado 🖤

entenda a importância da amamentação na vida do bebê e da mamãe | 5 min de leitura

mãe amamentando filho

a amamentação é uma troca entre mãe e filho, e não estamos falando apenas de troca de nutrientes, mas sim de um momento de amor, em que laços são criados. por isso é algo tão sonhado e esperado pelas mamãe. 🥰


um tema que gera muitas dúvidas e ansiedade nas futuras mamães é a amamentação, mas fique tranquila que preparamos esse texto para ajudar você. não esqueça de conferir as mantas, flufis e cobertores personalizados da coisasdenine para fazer parte desses momentos cheios de carinho. 


a importância do leite materno 🤱

a amamentação é um processo natural e que pode ter alguns obstáculos, principalmente, para as mamães de primeira viagem. por isso, fique tranquila, é normal que você se sinta com dúvidas. não esqueça de manter a paciência, pois você passará por alguns processos de adaptação do seu corpo e do bebê também.


é muito comum que a gente ouça vários profissionais da saúde, além de amigos e pessoas da nossa família falando da importância do leite materno. e sim, é incrível quando a mamãe consegue produzir o leite para o neném, pois é um alimento rico em minerais e ajuda no desenvolvimento da criança, além de conter todos os nutrientes que o bebê precisa.


segundo o Ministério da Saúde, “o leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos”.


mas, sabemos que nem todas as mamães conseguem produzir leite materno e está tudo bem, o bebê possui outras opções para crescer forte e saudável também. nesses casos, é importante procurar o pediatra para auxiliar nessa caminhada. 


quando começar a amamentação? 🤱

recém nascido no hospital

após o nascimento, se estiver tudo certo com a saúde do neném, ele está liberado para começar a mamar. sendo assim, a amamentação deve ser feita na primeira hora de vida do bebê. além de ser bom para o recém nascido, é importante para a mamãe, pois ajuda nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.


quais os benefícios da amamentação para o bebê?

a amamentação gera vários benefícios para o bebê. confira a lista que fizemos para você entender melhor sobre o assunto.


  • o leite materno é rico em proteínas, vitaminas e cálcio, sendo assim, o bebê encontra todos os nutrientes que precisa;
  • previne doenças como a anemia, diabetes, hipertensão e obesidade;
  • previne alergias;
  • tem efeito anti-inflamatório;
  • é rico em anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico do bebê;
  • possui DHA que ajuda no desenvolvimento dos neurônios e memória; 🧠
  • ajuda no fortalecimento dos músculos da fala e da dentição;
  • oferece melhor digestão para o bebê, prevenindo problemas como gases e cólicas.

benefícios da amamentação para a mamãe

assim como a amamentação gera diversos benefícios para o bebê, a mamãe também é beneficiada. que troca incrível, não é mesmo? fizemos uma lista com os benefícios para você, mamãe. fique aqui com a gente e confira.


  • diminui o sangramento após o parto;
  • previne a osteoporose e diabetes tipo 2;
  • previne câncer de mama, de ovário e de útero;
  • o leite materno é livre de contaminação;
  • não dá trabalho para preparar e é a opção mais barata;
  • contribui para que a mamãe volte ao peso original mais rápido;
  • fortalece os laços entre a mãe e o bebê.

até quando amamentar?

essa é outra dúvida muiiito frequente pela família. até os seis meses de idade, o bebê deve se alimentar exclusivamente do leite materno ou fórmula, já que todos os nutrientes que precisa, encontra na amamentação.


a partir dos seis meses, a família pode começar a introduzir a alimentação de papinhas, legumes e frutas na rotina do bebê. aqui no nosso blog você encontra um texto com várias dicas incríveis sobre introdução alimentar. durante esse período, é fundamental manter o aleitamento materno.


fique a vontade para amamentar até quando achar necessário, uma vez que, a criança absorve inúmeros nutrientes e os benefícios são diversos.


sinais de que o bebê quer mamar

cada recém nascido possui seu jeito de comunicar e isso os papais vão aprendendo com o tempo e convivência. 👨‍👩‍👦 o choro é a forma mais comum de saber que o neném está com fome, mas existem outros sinais, como:


  • abrir a boca várias vezes;
  • esticar a língua;
  • colocar pés e mãos na boca;
  • acariciar os seios da mamãe;
  • franzir os lábios, imitando o movimento de quando suga o leite, entre outros.

recomendações para as mamães que estão amamentando

separamos algumas recomendações para as mamães de primeira viagem que estão descobrindo esse mundo de amamentação. lembre-se que para o bebê crescer saudável, você também precisa estar bem, com a saúde em dia. confira algumas dicas que separamos para você.


  • beba muita água. sim, mamãe, durante a amamentação, você precisa beber mais de 2 litros por dia; 💦
  • o consumo de peixes é super recomendado, pois são ótimas fontes de ômega 3, gordura que ajuda no desenvolvimento das células cerebrais do neném; 🐟
  • evite frituras, empanados e carnes gordurosas, dê preferência para carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas; 🥩
  • evite alimentos industrializados e ricos em sódio;
  • evite fazer jejum por muito tempo e não faça dietas sem acompanhamento médico, pois você precisa de energia para essa fase de amamentação
  • por fim, evite consumo exagerado de cafeína, pois pode causar irritabilidade no neném.

armazenamento do leite materno 🍼

mãe tirando leite materno para armazenar

é isso mesmo, mamãe, você pode armazenar o leite materno para oferecer ao bebê em outro momento. basta ter alguns cuidados no processo, como: 


  • guarde o leite no refrigerador imediatamente após a extração; 
  • use sempre recipientes limpos e com tampa, de preferência os que fecham hermeticamente; 
  • não guarde na porta da geladeira ou congelador; 
  • congele, se você não for usar nas próximas 24 horas; 
  • utilize potes de pequenas quantidades (60 a 120ml) para não ter perda.

para descongelar o leite materno, programe-se para tirá-lo do congelador na noite anterior e deixe na geladeira, assim, estará pronto para o dia seguinte. mas, caso aconteça algum imprevisto, você pode descongelá-lo com um aquecedor de mamadeira ou no banho-maria, nunca use o microondas. 


é recomendado que você ofereça o leite materno descongelado em até 24 horas. ah, caso o neném não termine de tomar todo o leite, descarte-o e não volte a congelar.


doação de leite materno

super apoiamos esse ato de amor, pois sabemos que diversos recém nascidos estão em UTIs precisando do leite materno. se você é uma mamãe saudável e está amamentando, talvez, consiga ajudar tantos nenéns que precisam de amamentação. basta que você não esteja tomando medicamentos que interfiram na amamentação, não ter doenças graves e nem ter ingerido drogas ou bebidas alcóolicas.


lembre-se que você doando o leite materno, seu bebê não ficará sem leite, pelo contrário, você está estimulando uma maior produção. 👶


para começar, você precisa entrar em contato com o banco de leite mais próximo da sua casa por meio do número de telefone 136 📞, realizando um cadastro prévio. em seguida, a equipe marcará uma visita na sua casa para ensinar como deve ser feita a coleta. não esqueça de mostrar seus exames do pré-natal.


caso você não saiba, a cada um litro doado, você estará ajudando cerca de 10 nenéns que estão precisando dos nutrientes disponíveis no leite materno. incrível né, mamãe? você também pode salvar vidas. 💛


conclusão

viu só quantos benefícios a amamentação proporciona para a família, mamãe? e, além de tudo você pode salvar vidas de outros nenéns que precisam de ajuda. realmente, amamentar é uma troca de amor e um momento ímpar entre mãe e filho. 


ah, não deixa de conferir as mantas, flufis e cobertores personalizados da coisasdenine. todos nossos produtos são 100% algodão, feitos com estampa ecológica e não superaquece o bebê. garanta já o enxoval personalizado para seu bebê. 

Post anterior
Próximo post