icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

🖤 frete grátis acima de $389 para mamães e pequenos de qualquer estado 🖤

tudo o que você precisa saber sobre o parto | 4 min de leitura

imagem da hora do parto


o parto é um momento super especial e sonhado pela família, pois é o dia do grande encontro, quando, finalmente, vão conhecer pessoalmente o baby e carregá-lo nos braços. 🤱


muitas mamães ficam ansiosas por esse dia e é normal, afinal, queremos que tudo seja perfeito. mas fique tranquila, amiga. fizemos esse post para acalmar você. 💛


ah, não esqueça de conversar com seu médico para tirar dúvidas e fazer seu plano de parto. é fundamental ter esse acompanhamento.


aproveite para montar o enxoval do bebê aqui na coisasdenine. somos uma empresa especializada em flufis, mantinhas e edredonzinhos estilo cobertores personalizados. pensamos sempre na saúde do neném, por isso, nossos produtos são todos 100% algodão e estampados com tinta ecológica. conheça essas lindezas no nosso site www.coisasdenine.com


tipos de parto 🤰

você sabia que existem vários tipos de parto? por isso é tão importante que você faça o acompanhamento com seu médico durante a gestação, para entender melhor seu corpo e qual a melhor opção para você e para o baby. fique aqui com  gente que vamos explicar os tipos de parto.


parto normal

o parto normal é o mais habitual e muitas mamães sonham que o nascimento seja assim, até mesmo devido a recuperação ser mais rápida. esse tipo de parto acontece espontaneamente, geralmente, entre a 37a e a 42a semana. a mulher sente contrações que vão ficando mais frequentes e doloridas com o decorrer do tempo. 


parto natural

essa forma de parto é feita sem muita intervenção médica, a gestante sente o próprio corpo. não há uso de anestesia, podendo ser feito na própria casa, porém, com o acompanhamento do obstetra ou de uma pessoa especializada, como a doula.


parto cesariano

a cesária é recomendada quando não é possível ser feito o parto normal. por ser um procedimento cirúrgico, recomenda-se que a mamãe esteja em jejum. durante o parto, a gestante pode ficar acordada para ver a chegada do baby. 


parto n’água

nos últimos tempos, várias grávidas têm procurado pelo parto n’água. é uma das formas mais confortáveis, pois a água possibilita uma melhor irrigação sanguínea, o relaxamento muscular e a dilatação do colo uterino. além de ser bom para as mamães, é menos traumático para o bebê, já que há menos contato com luz e barulho.


parto de cócoras

no momento do parto, a mamãe precisa ficar agachada. pode ocorrer mais rápido que outras formas de parto, pois conta com a ajuda da gravidade e relaxa o músculo da pelve de do abdômen.


no entanto, o parto de cócoras só pode acontecer se o baby estiver posicionado com a cabeça para baixo, pesar até 4 kg e se a mãe estiver com 10 cm de dilatação, além disso, é preciso de um bom preparo físico.


parto humanizado

ouvimos alguns relatos de pessoas que sofreram algum trauma durante o parto e, para combater isso, foi criado o termo “parto humanizado”, onde o respeito pela mulher é o principal ponto. 


no parto humanizado, a mamãe tem poder de escolha, ou seja, ela seleciona quem vai acompanhar, onde quer ter o baby, entre outras decisões. mas, é essencial que o obstetra esteja presente. ah, e o parto humanizado também engloba a cesária.


quais os sintomas que indicam que a hora do parto está chegando? 👶

imagem da hora do parto


os sintomas mais conhecidos relacionados ao parto são as contrações e o estouro da bolsa, mas esses não são os únicos sinais. as mamães também podem sentir incômodos físicos ou sensações emocionais. 


a partir da 36a semana de gestação, a mulher pode começar a sentir alguns sintomas como: contração de braxton hicks, pressão na pelve, respiração mais leve, aumento de inchaço nas mãos e pernas, movimento fetal diminui, aumento de secreção vaginal, entre outros.


lembre-se que cada organismo reage de uma forma, mamãe. você pode sentir alguns desses sintomas que indicam a hora do parto, ou não. fique tranquila e observe os sinais do seu corpo.


fases do parto

a tão esperada hora de conhecer o baby está chegando, mas antes, vamos explicar as três fases do parto para você acalmar os nervos e estar mais preparada para esse grande encontro. continue aqui com a gente que vamos explicá-las:


dilatação

a dilatação é a primeira fase do trabalho de parto. as principais características dessa etapa são as contrações e o processo de dilatação do colo do útero.


a dilatação é dividida em latente e ativa. a latente é quando a dilatação do colo do útero é menor que 5 cm, podendo haver perda do tampão mucoso. já a ativa é quando há dilatação superior a 5 cm, havendo contrações regulares e dolorosas.


expulsão

é a continuação da dilatação ativa, que pode durar entre duas a três horas. é um período de transição e pode ser dolorosa. nesse momento, o colo do útero atinge dilatação de 8 a 10 cm. quando a gestante consegue a dilatação necessária, pode começar a fazer força para o bebê sair.


saída da placenta

enfim, a última fase. ela pode acontecer espontaneamente ou o médico pode retirar o bebê. nesse momento, pode ser administrado a ocitocina para ajudar o trabalho de parto e o nascimento do neném.


como se preparar para o parto? 📝


imagem de grávida


sabemos que a ansiedade bate e que a mamãe quer que tudo corra bem, por isso, separamos algumas dicas do que você pode fazer, ao longo dos meses, para estar mais preparada para a hora do parto. não esqueça de perguntar para o seu médico o que ele recomenda.



recuperação pós-parto

como falamos antes, cada organismo reage de uma forma e, isso vale para o pós-parto, mamãe. pode ser que sua recuperação seja mais rápida ou que demore até um ano para o corpo voltar ao que era antes da gravidez. fique tranquila e siga as recomendações do seu médico. 


conclusão

esperamos que esse post tenha sido esclarecedor e que tenha tranquilizado você, mamãe. temos certeza que, quando o momento do parto chegar, vai ser mega especial e como os papais sempre sonharam. 🥰


aqui no nosso blog, você encontra outros artigos relacionados à gestação e à maternidade. fique a vontade para mergulhar nos textos e tirar dúvidas. 💛


não deixe de aproveitar para conhecer as peças liiindas da coisasdenine. aqui, você encontra mantinhas, flufis e edredonzinhos que servem como cobertores, tudo 100% algodão. são produtos personalizados e são estampas incríveis, mamãe. confira no nosso site www.coisasdenine.com

Post anterior
Próximo post