icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

🖤 frete grátis acima de $389 para mamães e pequenos de qualquer estado 🖤

escolha os tipos de fralda perfeitos para o seu bebê | 6 min de leitura

Imagem de fralda sendo guardada por mulher

a chegada de um pequeno é um momento de grande transformação na vida de qualquer papai e mamãe 👩️‍👨, pois são muitos os cuidados necessários a partir desse momento. entre esses cuidados, está o da escolha do tipo de fralda ideal para o seu bebê, que certamente é uma escolha que pode gerar dúvida.

afinal, são tantas as opções nos mercados que ficamos perdidas na hora de escolher. no caso, a dica é observar o seu bebê 👶, o fluxo dele e também a reação a uma marca específica ou a algum material. esses passos são essenciais para que você possa descobrir qual fralda usar.

no mais, nós podemos te ajudar a entender o que cada fralda propõe e para quem ela se aplica. justamente por isso elaboramos este guia completo para os papais e mamães que desejam descobrir qual o melhor tipo de fralda para o neném.

aqui iremos abordar alguns detalhes importantes de se observar, além de analisar algumas das principais marcas e tipos de fraldas descartáveis. certamente você se sentirá muito mais confiante em escolher o tipo certo de fralda após ler este artigo.

mas, antes de tudo, vamos lembrar que aqui na coisasdenine você encontra tudo o que precisa saber para o enxoval do bebê. além disso, você também encontra mantinhas, flufis e cobertores personalizados para o neném, portanto, não esqueça de conferir o nosso conteúdo 💞.


afinal, quais são os tipos de fraldas disponíveis no mercado?

Imagem de bebê deitado de fralda

o primeiro trabalho dos papais é conseguir ler o que dizem as embalagens de fraldas, o que pode ser um tanto difícil para quem não tem contato com o tema. por isso, vamos simplificar aqui alguns termos para facilitar o entendimento.

geralmente, os tipos mais comuns de fraldas descartáveis são as tradicionais, que possuem fitas nas laterais, e também as de vestir, comumente conhecidas como fralda do tipo calça, mas o que será que cada tipo quer dizer e para que elas servem?

bem, as fraldas tradicionais com fitas são aquelas ajustáveis no corpo do seu bebê, para regular o tamanho e impedir que existam vazamentos. no geral, elas são mais recomendadas para os primeiros meses de vida e são aquelas que você deve pedir em seu chá de fralda. afinal, o bebê irá usar baaastante.

já o outro tipo de fralda, que são as de vestir ou do tipo calça, são mais úteis para quando o seu neném já estiver andando. isso porque esse tipo irá garantir mais liberdade para o  bebê andar e correr pela casa 🏃.

também não podemos nos esquecer que existem as fraldas de pano, que são reutilizáveis e garantem proteção do meio ambiente. outra grande vantagem desse tipo é que há mais economia, já que você não precisará comprar tanta fralda assim no mercado. aqui na coisasdenine, temos várias opções de flufis que são produtos de material tipo fralda. 

por fim, devemos verificar quais os sistemas absorventes das fraldas. são esses as fraldas de canal interno, que distribui o xixi pela fralda a fim de evitar acúmulo em um lugar só, as com barreiras absorventes garantem menos escape e as de gel absorvente evitam a umidade. mas calma que ainda vamos explicar para que funciona cada um desses tipos.


quais são as vantagens de usar cada tipo de fralda?

Imagem de dois tipos diferentes de fraldas

agora que você já sabe reconhecer os tipos de fralda, precisa entender quando utilizar cada uma e qual é a melhor para o seu bebê. aqui, o mais importante será compreender que cada um dos tipos possui uma vantagem, de modo que a escolha irá priorizar principalmente aquilo que o bebê precisa. 👶

por isso, fizemos um breve guia com algumas informações ideais para identificar qual o melhor tipo de fralda para o seu neném. 


para qual bebê serve a fralda de pano?


por muito tempo as fraldas de pano eram o único tipo disponível, já que ainda não existia a tecnologia das descartáveis. aqui, a principal vantagem certamente será a economia, pois elas são reutilizáveis.

porém, essa não é a única vantagem, pois esse tipo de fralda pode ser melhor para a pele do bebê, visto que o tecido tem menor chance de causar irritações ou alergias. por outro lado, elas têm pouco poder de absorção, o que quer dizer que para crianças com bastante fluxo as descartáveis são melhores. 


para qual bebê serve as fraldas descartáveis?


as fraldas descartáveis se destacam pela praticidade, já que não é preciso da reutilização, portanto, não perde tempo lavando as fraldas. além disso, elas garantem maior absorção diante das fraldas de pano, sendo ótimas para bebês que fazem muito xixi e cocô. também não podemos esquecer que essas fraldas possuem vários tipos de tamanhos.

todavia, também tem suas desvantagens, como o preço um tanto alto, maior chance de gerar alergia, além dos danos para o meio ambiente. inclusive, por esses motivos, muitos pais optam por abandonar o uso das fraldas descartáveis.


para qual bebê serve as fraldas à prova d’água?


outro tipo de fralda que não mencionamos até agora, são as fraldas à prova d’água, que são aquelas adaptadas para lugares úmidos, como praia ou piscina. trata-se de um tipo de fralda que é para uso pontual, ou seja, apenas para quando a criança for para esses lugares.

isso porque elas possuem maior chance de gerar irritação no neném, bem como são feitas de um material que é mais grosso e, portanto, pesado. ainda assim, elas podem ser muito úteis para quando o seu pequeno for ter contato com a água. 🏊


quais tipos de fralda podem ser considerados bons?


agora que você já viu os principais tipos de fraldas, é preciso saber como podemos perceber qual fralda é boa. no geral, é muito relativo descobrir uma fralda boa, pois isso muda a depender do corpo e ritmo de cada bebê. por isso, muitas mães divergem em modelos e marcas.

por exemplo, caso o seu bebê tenha maior irritabilidade na pele, a escolha pelas fraldas de pano parece ser bem óbvia. por outro lado, pode ser que o pano não consiga absorver toda a urina do seu neném. nessas questões, não haverá como fugir da própria experiência de cada mãe.

entretanto, outras questões são mais gerais e precisam ser observadas família. por exemplo, todos devem atentar se a fralda descartável, à prova d’água ou não, possui o selo de aprovação dermatológica.

isso irá garantir que o seu neném veste um tipo mais seguro de fralda, com menores chances de irritabilidade na pele. claro que ainda assim existem riscos, porém, eles certamente serão bem menores que os demais. 

outra questão importante é se atentar para o conforto do seu bebê, pois algumas fraldas podem ser desconfortáveis. logo, preze pela maciez e tente reconhecer quando ele se sente confortável ou não, em cada modelo.  


o que evitar ao procurar o tipo de fralda ideal para o seu bebê?

Imagem de criança de pé usando fralda

ao procurar o tipo de fralda ideal, você deve ter em mente que será necessário prezar, acima de tudo, pela saúde e conforto da criança. por isso, evite fraldas descartáveis de marcas que são desconhecidas pela maioria das mães ou que não sejam bem recomendadas, mesmo que elas sejam mais econômicas.

note que a conversa com outros pais é fundamental para que você consiga tomar a atitude correta na escolha da fralda.

outro cuidado que já mencionamos é o de sempre comprar fraldas que possuam o selo de aprovação dermatológica, pois é fundamental manter as que não tem selo longe da pele do bebê. 

ainda falando em conforto, também precisamos levar isso em consideração no momento de escolher uma fralda de pano. na verdade, o principal cuidado deverá ser com a escolha do tecido, pois muitos podem gerar assadura ou incômodo de forma semelhante às fraldas descartáveis.

uma boa dica é sempre utilizar materiais que sejam naturais, como é o caso do algodão, que ajuda na respiração e saúde da pele do seu bebê. aqui na coisasdenine garantimos produtos 100% algodão e personalizados. confira no nosso site www.coisasdenine.com


tamanho de fraldas disponíveis com medidas


outra grande dificuldade dos pais é o de encontrar qual é o tamanho ideal de fraldas. as empresas desenvolvem tamanho de fraldas para cada etapa da vida do neném, ou seja, desde os primeiros dias de vida até o desfralde.

uma boa dica para esse momento, especialmente para aqueles que vão fazer chá de fraldas, é a compra de tamanhos diferentes. desse modo você pode já se preparar para as mudanças, pois devemos nos atentar que o corpo dos bebês está em constante crescimento.

para os bebês recém-nascidos e até um ano e onze meses, existem quatro tipos de fraldas descartáveis, que são as fraldas de tamanho rn, p, m e g. quando se passa dos dois anos de idade, geralmente precisa-se escolher entre os tipos xg e xgg.

porém, aqui não é uma regra, pois os bebês podem ser maiores ou menores que as expectativas para a sua idade. no mais, acompanhe a seguir as medidas de cada um dos tamanhos das fraldas. continue com a gente.


tamanho rn

rn é uma sigla para “recém-nascido”, de modo que esse modelo tem como público alvo os bebês em seus primeiros dias de vida, mais especificamente entre 0 e 35 dias. além disso, elas servem para nenéns que possuem entre 2 e 4,5 kg.


tamanho p

já as de tamanho p, são para bebês que passaram dos trinta e cinco dias, mas ainda assim não chegaram aos três meses de vida. quanto à medida do peso, essa deve ficar entre 4,5 kg e 7,5 kg.


tamanho m

entre os três e nove meses de vida, é hora do bebê utilizar uma fralda descartável que seja do tamanho m. essas são para bebês maiores, com uma fralda que abriga nenéns entre 6,5 e 9,0 kg.


tamanho g

Imagem de urso de pelúcia com fraldas descartáveis

última fralda para os bebês que estão prestes a completar dois anos, sendo mais específica para aqueles entre 9 meses e um ano e 11 meses. quanto à medida de peso, essa fica entre 9 e 12 kg.


tamanho xg e xgg

esses dois tipos de fraldas são especiais para as crianças que já passaram dos dois anos, sendo que a xg abriga os nenéns de dois a três anos com peso entre 12 e 15 kg. já as de tamanho xgg geralmente são mais usadas com neném que passaram dos três anos e que possuem mais de 14 kg.


como escolher o tipo de fralda ideal?


nós já sabemos os tipos de fralda que existem, mas existem vários nomes e categorias de fraldas descartáveis que estão no mercado e nem sempre conseguimos escolher a ideal para cada bebê. mas fique tranquila, mamãe que vamos explicar para qual situação serve cada tipo de fralda.


algodão

as fraldas de algodão, de tecido, são mais recomendadas para serem utilizadas durante o período do dia. isso porque nesse horário há maior controle sobre a umidade, ao passo que se você colocá-la em seu bebê a noite inteira, ele pode ficar sujo e incomodado.


dry fit

esse tipo de fralda é muito útil quando você for sair com o neném, já que ela possui mais capacidade de absorção e deixa o seu bebê sequinho. além disso, esse tipo de fralda consegue bloquear melhor os odores.


soft

as fraldas softs também são conhecidas como “noturnas”, pois elas oferecem maior conforto para o bebê, bem como possuem maior capacidade de retenção de líquidos. desse modo, o neném poderá ter uma noite de sono muito tranquila e sem grandes interrupções.


preço da fralda em média, de acordo com o tipo

Imagem de mãe trocando fralda de bebê

os preços podem variar bastante a depender do tipo e da marca, sendo que nem sempre o mais barato irá consistir naquele que possui melhor custo-benefício. as mais caras certamente são as descartáveis, tanto na unidade quanto no total, ao passo em que os preços também variam a depender do tipo de fralda descartável.

assim, as fraldas softs, por exemplo, podem ser encontradas numa faixa de preço entre r$ 20 até r$ 50 num pacote com 20 a trinta quantidades. já as do tipo dry fit costumam estar a um preço médio de r$ 30, em um pacote que possui trinta a quarenta unidades.


conclusão

não é preciso ter medo na hora de escolher a fralda, pois o tipo ideal irá depender muito daquilo que o neném precisa. de qualquer forma, vale a experiência de pesquisar ainda mais e não deixar de conversar com as outras mães para saber do que elas acham. 💞

por fim, deixamos o convite para você navegar no nosso blog. temos certeza que irá encontrar artigos muito interessantes e que podem ajudar no dia a dia como bebê. ah, e não esqueça de conferir nossas mantinhas, flufis e cobertores personalizados, todos 100% algodão e estampados com tinta ecológica no nosso site www.coisasdenine.com. lá você encontra produtos lindos e super úteis para a rotina da família e do neném.
Post anterior
Próximo post