icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

🖤 frete grátis acima de $389 para mamães e pequenos de qualquer estado 🖤

dia nacional do livro infantil e os benefícios na vida da criança | 5 min de leitura

imagem de mamãe lendo para bebê


mamãe, você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o dia nacional do livro infantil? 📚 siiim, temos um dia especial no calendário para lembrar da importância da leitura na vida das crianças.


por aqui, adoramos uma boa leitura, ainda mais quando é um momento compartilhado com nosso baby. nada melhor do que um tempo de qualidade com quem amamos, não é mesmo? 💛


fizemos esse post para falar sobre a importância do dia do livro infantil e dar algumas dicas suuuper legais que podem ajudar na sua rotina com o seu nine. fique aqui com a gente e embarque nesse post.


mas antes, que tal conhecer as mantas, flufis e edredonzinhos 100% algodão da coisasdenine? 🤩 aqui você consegue personalizar as peças com nome, significado do nome, frases e muuuito mais. são produtos lindos e únicos que vão durar a infância toda. confira no nosso site todas as opções: www.coisasdenine.com


o que é o dia nacional do livro infantil?

o dia nacional do livro infantil foi pensado para homenagear o universo literário infantil e o autor Monteiro Lobato, que nasceu no dia 18 de abril de 1882. 


o escritor é conhecido como o pai da literatura infantil, já que suas obras abriram portas para outras e foram tão especiais, marcando várias gerações. Monteiro optou por uma linguagem mais simples, onde a fantasia e realidade andam lado a lado.


provavelmente, você já assistiu algum episódio do Sítio do Picapau Amarelo ou leu algum volume da obra. então, mamãe, foi Monteiro Lopes quem escreveu essa história maravilhosa que acompanhou a infância de tantas crianças do país. 


qual a importância desse dia?

acreditamos que é super válido dar destaque para o dia nacional do livro infantil como uma forma de enfatizar a importância da leitura na vida da criança, além de ser uma ótima oportunidade para pensar sobre a qualidade da educação infantil, afinal, são temas que estão ligados, mamãe. 📖


sabemos que a rotina dos papais pode ser bastante cansativa, mil tarefas de casa para fazer, trabalho, atividade física, autocuidado e por aí vai. mas, recomendamos que disponibilizem um tempo para criar o hábito da leitura dentro de casa com o baby. 💛


a leitura pode ser estimulada desde quando são bebês, essa é uma forma mais fácil de tornar um costume no dia a dia e não como uma atividade obrigatória na vida da criança. isso faz com que seja um momento de leveza e não algo que se torne chato.


escritores da literatura infantil

imagem de pai lendo para bebê

tem escritores que marcam gerações, não é mesmo, mamãe? quantos livros infantis não fizeram parte da nossa vida, onde nos imaginávamos dentro das narrativas? algumas dessas histórias foram tão marcantes que contamos para nossos pequenos também.


vamos falar aqui de alguns escritores desse segmento até para ajudar os papais na hora de escolher o livro infantil pro baby. veja a seguir a lista que fizemos:


Ziraldo

quem aí foi da geração do “menino maluquinho” e já colocou a panela na cabeça também? 🙋‍♀️ esse foi um clássico da literatura infantil lançado em 1980 e que continua vivo até os dias de hoje, servindo de inspiração para filme, quadrinhos e peças de teatro.


Ziraldo foi quem criou o personagem do menino maluquinho, além disso, ele é cartunista, jornalista, dramaturgo brasileiro e um dos fundadores da revista “o pasquim” na época da ditadura militar.


Ana Maria Machado

a autora é uma verdadeira inspiração com sua trajetória na literatura infantil. Ana é jornalista e escritora, mas também já foi professora na universidade de Sorbonne. além de tudo isso, ela foi a primeira autora de literatura infantil a fazer parte da Academia Brasileira de Letras.


a sua vasta experiência possibilitou pensar em um novo formato de escrita para o público infantil brasileiro. uma das suas obras é “bisa bia, bisa bel” que foi super premiada e ganhou traduções para outras línguas, a história é ótima para o momento em família. 


Nilma Lino Gomes

autora de várias obras incríveis, Nilma é pedagoga e mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. a escritora busca falar sobre a relevância da população negra para a construção da identidade social do país e da luta contra o racismo.


um dos livros que recomendamos para ter o momento com o seu baby é “Betina”, que fala sobre uma menina que aprendeu a arte do penteado com a avó, ressaltando sobre a tradição que foi passada por gerações. 


Eva Furnari

nascida na Itália, veio para o Brasil pequena. formou-se em arquitetura e é escritora e ilustradora de livros infantis. Eva carrega um estilo mais lúdico, cria histórias que existem na imaginação com personagens que possuem características e nomes menos convencionais. 


adoramos a obra chamada Drufs. os dedos são os protagonistas, mas são parecidos com a gente. na escola, uma professora pede para que os alunos retratem as famílias, mostrando a diversidade de cada lar.


Tino Freitas

cearense, escritor, jornalista, músico e contador de histórias. Tino carrega o humor nas suas obras e busca conduzir os leitores por meio da fantasia. começou na literatura infantil há mais de 10 anos e ganhou o Prêmio Jabuti.


a obra “que confusão!” é uma super aventura para o momento em família. a história faz com que a criança use a imaginação e crie seu próprio personagem. o leitor conta com o auxílio de Pê e Bô para procurar a iguana de estimação que se perdeu no circo. temos certeza que o baby vai adorar! 🤩


o livro infantil na vida da criança

imagem de criança com mãe lendo


acreditamos que a leitura seja suuper importante para o desenvolvimento das crianças, já que possibilita o aprendizado sobre fatos que estão fora da sua realidade, além de incentivar a imaginação, o aprendizado de novas palavras e informações. 


nos primeiros anos, é perfeito quando os pais conseguem inserir uma rotina de leitura na vida do bebê. além disso, existem livros ilustrativos que podem despertar a curiosidade do neném, criando maior interesse para um primeiro contato com o livro infantil. 📚


as narrativas também são ótimas opções para o momento em família, assim, os papais conseguem contar histórias que mantenham a criança interessada em saber mais sobre e estimulem a imaginação, abrindo espaço para diálogos e trocas.


benefícios da leitura na rotina do bebê

fizemos uma lista com os benefícios que os livros infantis podem proporcionar na vida da criança. fique com a gente e confira. 🥰

  • reconhecimento da voz dos pais;
  • momento familiar e criação de laços afetivos entre os papais e baby;
  • desenvolvimento da fala e do raciocínio;
  • desenvolvimento da linguagem oral;
  • experiências sensoriais e cognitivas;
  • criação de um vocabulário mais diverso;
  • estímulo da criatividade e imaginação;
  • melhora a atenção e concentração.

como estimular a leitura na rotina do bebê?

existem muitas formas de como estimular a leitura nas várias fases da vida da criança. quando ainda são bebês, vale oferecer livros ilustrados que despertem a curiosidade pelos desenhos. além disso, os papais podem ir ensinando palavras e sons novos, de acordo com as ilustrações que estiverem no livro infantil


a partir do momento que a criança vai crescendo, você pode dar mais liberdade para que ela escolha qual livro infantil quer. deixe que o baby dê sua opinião durante a leitura, pergunte e vocês podem conversar sobre os temas que estão inseridos.


quando a criança começa a ler, é hora de deixar que ela se desenvolva. vai ser ótimo para esse momento do aprendizado, por isso, deixe que ela comece a ler para você. ajude quando observar que o baby está com dificuldade para não tornar um momento pesado.


conclusão

esperamos que esse post sobre o dia nacional do livro infantil tenha sido útil e esclarecedor para você e sua família, mamãe. aproveita e conta pra gente quais foram seus autores preferidos da infância. 📖


não deixe de ir no site da coisasdenine para conferir nossas mantas, flufis e edredons 100% algodão. além de serem produtos essenciais para o enxoval do bebê, vão durar a infância toooda e você ainda pode personalizar com nome, significado do nome, frase e muuito mais. 😍


📲 www.coisasdenine.com 

Post anterior
Próximo post