icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

você ganha 15% off + uma ecobag lindaaa + R$10 de cashback ❤️🤩

principais sintomas de gravidez | 4 min de leitura

imagem de mulher com exame de gravidez


a descoberta da gravidez é um momento único na vida dos papais que gera um misto de sentimentos, até porque muitos sonham e planejam esse momento. 💛


uma dúvida muito frequente entre as mulheres é sobre os sintomas de gravidez e, pensando nisso, preparamos esse post para as futuras mamães. 


esperamos que você desfrute do texto e não deixe de conversar com seu médico sobre os sintomas de gravidez que está sentindo. é fundamental ter sempre o acompanhamento médico e estar com exames em dia. 🩺


antes de começar a leitura, que tal conhecer as mantas, flufis e edredonzinhos da coisasdenine? aqui você encontra produtos 100% algodão que não superaquece e são hipoalergênicos. amiga, além de tuudo isso, você pode colocar o nome do neném, significado do nome, frases e muito mais. 🤩 corre no site www.coisasdenine.com e garanta o enxoval do bebê. 


quais são os primeiros sintomas de gravidez?

mamãe, lembre-se que cada mulher é única e pode sentir que está grávida de forma diferente. nem sempre o que uma amiga sua sentiu, você necessariamente vai sentir nesse comecinho. 🤰


para ajudar, fizemos uma lista com alguns sintomas de gravidez que são mais comuns entre as mulheres durante a descoberta. confira:


  • atraso da menstruação 

esse é um dos sintomas de gravidez mais habitual entre as mamães e isso acontece para que o feto consiga se desenvolver de forma correta no útero. 


o aumento da produção do hormônio beta hcg impossibilita que os ovários sigam liberando óvulos, causando a falta de menstruação e isso pode acontecer até 4 semanas depois da concepção. ah, lembrando que é mais fácil notar esse atraso em mulheres que possuem períodos regulares.


  • desconforto com cheiros

  • a aversão a cheiros pode ser um sintoma de gravidez, acontece com variados cheiros, como perfume, produtos de limpeza, gasolina, entre outros. algumas mulheres podem até vomitar ou pode afetar o paladar, tornando certas comidas mais enjoativas.


  • enjoos matinais

  • é muuito comum que a mulher sinta aquela sensação de enjoo, principalmente, na parte da manhã. esse sintoma de gravidez costuma aparecer depois da 6a semana de gestação e pode acompanhar durante toda a gravidez.


  • desejos por comidas

  • quem aí já escutou uma amiga grávida falar que estava com vontade de comer alguma comida bem específica? esses desejos por comidas são sintomas de gravidez e podem começar ainda no primeiro mês da gestação e acompanhar a futura mamãe até o final dos nove meses.


    geralmente, são desejos por comidas inusitadas, misturas diferentes ou provar alimentos que nunca comeram. é importante ficar atenta, pois essas vontades também podem indicar deficiências nutricionais. recomendamos que a mamãe busque conversar sempre com o médico.


  • mamas mais sensíveis

  • um dos sintomas de gravidez que se apresenta logo no começo, é a diferença nas mamas, pois ficam mais sensíveis devido aos hormônios que estimulam as glândulas mamárias, preparando a mamãe para o momento da amamentação, além do crescimento da mama e as auréolas ficam mais escuras devido ao fluxo de sangue.


  • cólicas e inchaço

  • entre a primeira e segunda semana, pode haver inchaço abdominal como um sintoma da gravidez. esse inchaço pode ser causado devido ao aumento do fluxo sanguíneo e ao crescimento uterino, que também pode gerar uma fraca a média cólica. 


  • mais vontade de urinar

  • com a produção da progesterona e outros hormônios que garantem o desenvolvimento do bebê, a bexiga fica mais relaxada, causando uma vontade mais constante de ir ao banheiro urinar.


  • alterações de humor

  • outro sintoma de gravidez muito comum é uma variação no humor sem motivo aparente, por exemplo, o choro por motivo que antes não a faria chorar. essa mudança de humor pode acompanhar a mamãe durante toda a gestação. por isso, é sempre bom ter lencinho na bolsa, amiga. 


    mudanças no corpo da mulher

    imagem de grávida vendo ultrassom

    nas primeiras duas semanas da gestação, os hormônios estão atuando a todo vapor, está ocorrendo a ovulação e fertilização do óvulo pelo espermatozóide, ou seja, o útero está passando por mudanças, além disso, a placenta está sendo formada para garantir o desenvolvimento do baby. 


    as alterações no corpo da mamãe ainda não são tão visíveis. nas primeiras semanas, a mulher possui mais os sintomas de gravidez citados na lista a cima.


    secreção no começo da gestação

    é normal o corrimento no começo como um sintoma de gravidez, amiga. no geral, não significa ser um risco para a mãe ou para o neném. acontece que, o hormônio estrogênio causa várias mudanças no corpo da mamãe, como a lubrificação vaginal. fique atenta se o corrimento for da cor clara, branca ou transparente e sem odor, que é o normal.


    a secreção vaginal comum na gestação é o corrimento de nidação, que é quando acontece a fecundação. ah, pode ter uma cor rosada ou marrom claro. não deixe de conversar com seu médico sobre esse sintoma de gravidez. caso seja acompanhado de mau cheiro ou coceira, aí precisa ficar de atenta, pois pode ser uma infecção vaginal. 


    aparecimento de espinhas é comum na gravidez?

    em algumas mulheres, é comum a pele mais oleosa e o aparecimento de espinhas durante a gravidez. isso acontece devido aos níveis do hormônio progesterona no sangue, causando a “acne gestacional” como é conhecida.


    diferentes sintomas de gravidez

    além dos sintomas de gravidez mais comuns que citamos anteriormente, existem relatos de mamães que sentiram outros diferentes e não tão habituais, como: intestino preso, dores nas mamas, hemorróidas, dor na coluna, sangramento na gengiva, sensação de fraqueza, entre outros. 


    lembre-se que cada mulher sente de uma forma os  sintomas de gravidez, amiga. nem sempre você terá os mesmos sintomas que outras grávidas que você tem contato, mas é legal que você troque experiências com outras pessoas que já passaram por esse momento. 🧍‍♀️🧍‍♀️


    existe gravidez silenciosa?

    sim, amiga. existem casos de gravidez silenciosa, ou seja, a mulher não possui sintomas de gravidez e acaba descobrindo perto do parto, geralmente, no terceiro trimestre. isso não é tão comum, mas pode ocorrer. 


    conclusão

    imagem de pais com teste de gravidez

    agora você já conhece os principais sintomas de gravidez e vai saber identificar quando o seu baby estiver a caminho. esperamos que esse texto tenha ajudado a tirar suas dúvidas, mas, não deixe de conversar com seu médico quando apresentar os sintomas. 


    agora que finalizou a leitura, que tal conhecer as mantas, flufis (tipo fraldão) e edredons para bebê da coisasdenine. tuuudo 100% algodão e você pode personalizar com nome do bebê, significado do nome, digitais do pézinho, bichos e muuuito mais. 


    📲 monte aqui o enxoval do bebê: www.coisasdenine.com.
    Post anterior
    Próximo post