icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

você ganha 15% off + uma ecobag lindaaa + R$10 de cashback ❤️🤩

data do parto: veja como calcular e como se preparar para esse momento | 6 min de leitura

imagem de mulher e médico negros em consulta

a gestação é um dos maiores desafios que uma mulher pode passar e saber direitinho sobre datas, como proceder e se preparar para esse momento é uma excelente forma de manter a calma.

é bem provável que a data do seu parto seja justamente quando a sua gravidez completa 40 semanas, contando a partir da data da última menstruação. uma das formas mais simples de calcular qual seria a data mais provável do seu parto é adicionar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. 

essa não é necessariamente a forma precisa de calcular, pois existem muitos fatores que confundem, como, por exemplo, ter uma menstruação irregular. por isso, para te ajudar a entender melhor sobre os cálculos e toda questão do tempo de gravidez, preparamos esse post super completo para você.

ah, já aproveite para conhecer nossas mantinhas, flufis e cobertores personalizados para fazer parte do enxoval do bebê. aqui você encontra peças 100% algodão e estampadas com tinta ecológica, ou seja, além de produtos lindos, possuem uma qualidade incrível.

o que é idade gestacional?

antes de entrarmos na nossa cereja do bolo que é saber em detalhes sobre a data do parto, vamos entender sobre o que é a idade gestacional. 🤨

trata-se de um intervalo de tempo que é calculado baseado na última menstruação. através dela, é possível descobrir qual a semana de gravidez a mamãe está, de uma maneira bem fácil. você só precisa contar em um calendário quantas semanas existem entre a última menstruação e a semana atual. 🤰

a idade gestacional também permite que a mãe saiba em qual trimestre da gestação ela está. você ainda não sabe separar as semanas por trimestre? vem que a gente te explicar, olha só:

  • primeiro trimestre = até o terceiro mês e até a metade da semana 13;
  • segundo trimestre = até o sexto mês e vai desde a metade da semana 13 até a semana 27;
  • terceiro trimestre = até o nono mês e vai desde a semana 28 até a semana 42.

saber a idade gestacional é muito importante para você acompanhar o desenvolvimento do bebê.

mesmo que o cálculo da idade gestacional leve em consideração a data da última menstruação, você também pode saber por exames laboratoriais e de imagem. 

então, mesmo que você não saiba qual o último dia que menstruou, o ginecologista pode recomendar a realização do exame laboratorial beta HCG. por meio dele, é verificado a concentração desse hormônio no sangue, que varia à medida que a gravidez se desenvolve. 🤗

para saber a idade gestacional você pode realizar a ultrassom, um exame de imagem capaz de observar o crescimento de desenvolvimento do bebê. a ultrassom pode ser transvaginal ou abdominal e é realizado durante a consulta pré-natal. confira mais sobre exames durante a gravidez no nosso blog

afinal, quais procedimentos devo seguir para saber a data do parto?

como explicamos anteriormente, o procedimento mais comum que as mulheres costumam utilizar para saber a data do parto é através da idade gestacional.

essa idade pode ser verificada a partir da concentração de beta HCG no sangue e da realização de ultrassom para verificar o padrão de crescimento do bebê. 👶

o terceiro método para saber a data do provável do parto é o cálculo que leva em consideração a data da última menstruação, porém, nem todas as mulheres controlam isso ou possuem menstruação irregular. para aquelas que são regulares, a data do parto, é indicado contar 7 dias depois da menstruação e 9 meses depois do mês da última menstruação.

então se, por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 10 de janeiro, se deve adicionar 7 dias ao dia 10, e 9 meses ao mês 1, resultando no dia 17 de outubro. 🗓️

como saber a data do parto?

imagem de mulher e marido segurando fotografia de ultrassom

a data do parto é um direcionamento para a gestante, e pode não mostrar exatamente o dia em que o bebê irá nascer. 

essa imprecisão ocorre porque esse cálculo considera que o nascimento do bebê vai acontecer na semana 40, porém o bebê já se encontra pronto a partir da semana 37, podendo nascer até a semana 42. por isso, a gravidez pode ocorrer antes ou depois do previsto.

concepção 🤰

quando se tem certeza do dia em que ocorreu a concepção do bebê, para saber a data do parto basta adicionar 280 dias e dividir por 7, que representa os dias da semana. 

o resultado será com quantas semanas provavelmente o bebê nascerá, em seguida basta verificar o dia e o mês após as semanas obtidas no resultado.

ultrassom 🤰

sem dúvidas, o exame de imagem é uma das formas mais precisas de calcular a data provável do parto. isso porque, através do exame, o obstetra pode observar melhor os parâmetros de crescimento.

em seguida, esses dados são comparados com uma tabela que indica quais as características e tamanhos que o bebê deve apresentar em cada semana da gestação. a partir dessas informações é possível prever a data possível do parto.

mesmo sendo precisa, a data prevista pode ser alterada, isso porque quem decide o momento do nascimento é o próprio bebê em conjunto com o corpo da mulher. 🥰

como calcular a provável data do parto?

normalmente, uma gravidez costuma durar 40 semanas contando desde a última menstruação, ou 38 semanas contando desde que o óvulo foi fecundado pelo espermatozoide. porém, nem todas as mulheres possuem ciclos regulares de menstruação e a ovulação também pode variar dentro dos ciclos. por isso, calcular a data do parto depende de muitas variáveis imprecisas.

tem várias formas de calcular a data provável do parto e aqui vamos apresentar os mais utilizados para ajudar você.

regra de naegele

para quem se confunde muito com contas, a regra de naegele pode ser uma das formas mais fáceis de fazer essa previsão da data do parto. mas só vale se você lembrar a data da sua última menstruação, ok? 🩸

sabendo essa data, você só precisa diminuir 3 meses e somar 7 dias ao resultado da conta. então, se, por exemplo, a sua última menstruação foi dia 1º de fevereiro, ao se subtrair 3 meses, então teremos 1º de novembro. em seguida, você deve adicionar mais 7 dias, assim, a data parto será 8 de novembro.

fácil não é? esse sistema foi criado por Franz Karl Naegele, um importante obstetra alemão.

calendário circular de data provável do parto

imagem de mulher fazendo ultrassom

outra forma de calcular a provável data do parto é através do calendário circular, um método que você já deve ter reparado no consultório dos ginecologistas obstetras. 🚼

esse calendário é utilizado para calcular a data provável do parto, que também tem como base o dia da última menstruação. 

no calendário circular, a data que estiver exatamente abaixo da data da última menstruação será a data mais provável de dar à luz.

então, sem precisar de cálculos, facilmente você pode visualizar a data, é muito fácil de utilizar. como é uma data provável e não exata, a chance de acerto da data será no máximo 5%.

existe alguma margem de erro para o cálculo da data do parto?

como falamos no decorrer do texto, mesmo com os diversos métodos e esforços para acertar a data do parto, dificilmente o resultado é preciso. 😉

de acordo com a ONG Perinatal Institute, apenas 4% dos bebês nascem exatamente na data estimada, podendo chegar a 5% segundo outras fontes. todavia, essa falta de precisão não impede que calcular a data provável do parto seja algo importante.

ter ao menos um norte da provável data do parto é necessário para fazer acompanhamento da gestação além de permitir que os pais se organizem melhor.

logo na sua primeira consulta com o ginecologista obstetra, a data provável do parto será calculada e, para isso, ele conta com vários sistemas confiáveis para aproximar-se o máximo possível da data.

como o parto normalmente ocorre entre as semanas 38 e 42 de gravidez, existe uma margem de erro de quatro semanas, apesar de que normalmente o obstetra conseguirá chegar bem mais próximo do dia exato.

como se preparar para a data do parto

saber a data do parto é importante para que a mamãe se planeje, adapte a rotina e a família esteja preparada para o grande dia. 😍

para te ajudar nessa missão, veja só algumas dicas:

reduza a carga de trabalho

principalmente quando está chegando a data mais próxima do parto, reduzir a carga de trabalho é fundamental.

mesmo que você seja uma gravidinha ativa, sempre procure ser mais cuidadosa, especialmente  com escadas. com o crescimento da barriga, o equilíbrio está alterado e quedas são bem mais fáceis de acontecer. além disso, evite qualquer tipo de esforço físico, peça sempre ajuda.

 

cuide da alimentação

você está desenvolvendo um ser dentro de si e, para isso, é necessário que o seu corpo seja capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento. 🥗 em todos os trimestres da gestação você precisa cuidar da alimentação

no primeiro trimestre é fundamental a ingestão do ácido fólico, tendo em vista que essa vitamina é responsável a auxiliar na formação do tubo neural, que dará origem ao cérebro e medula espinhal do bebê.

imagem de mulher segurando fotografia de ultrassom

por isso, inclua em suas refeições folhas verde-escura como espinafre, escarola, couve, além de carne vermelha, feijão, lentilha, frutas cítricas, arroz e pão integral.

no segundo trimestre existe uma maior necessidade de ferro, cálcio e alimentos com ácido docosahexaenoico (DHA). sendo da mesma família do ômega 3, o DHA pode ser encontrado em alguns peixes, como atum, sardinha, salmão e bacalhau.

por fim, no terceiro trimestre o foco é o consumo de muitas fibras e frutas, além de tomar 2l de líquido, podendo ser distribuído em água, suco natural da fruta e água de coco. 💧

os alimentos que devem ser priorizados no terceiro trimestre da gestação são leite e derivados, amêndoas, couve, agrião, brócolis, sardinha, feijão e produtos à base de soja.

experimente se exercitar

você já deve ter ouvido por aí alguém falar que “gravidez não é doença”, essa não é uma desculpa para você se tornar sedentária, mamãe. se não estiver em algum grupo de risco ou não tiver apresentado complicações gestacionais prévias, você pode manter alguns exercícios até o final da gravidez.

os exercícios mais indicados para grávidas são hidroginástica, caminhada, alongamentos, entre outros. mas atenção, é importante seu médico e seguir as orientações passadas por ele para você. 🩺

observe alguns cuidados

no último mês da gravidez você precisa tomar alguns cuidados importantes que tornará essa fase mais confortável e segura tanto para você quanto para o seu bebê.

veja só algumas orientações que são importantes de serem seguidas:

  • beber água com frequência;
  • descansar mais e reduzir os esforços;
  • se estressar menos;
  • preferir roupas, sapatos e meias mais confortáveis;
  • relaxar frequentemente;
  • levantar as pernas sempre que se sentar.

preste mais atenção no seu corpo

no final da gestação é preciso estar atenta aos sinais do seu corpo e, o primeiro deles é o rompimento da bolsa. isso pode ocorrer em um volume maior ou só uma pequena quantidade e é importante verificar se não é urina. cuidado também para não confundir suor ou secreção vaginal com a bolsa estourada, verifique sempre a cor.

se for mesmo a bolsa que rompeu, não entre em pânico, mamãe. se seque com uma toalha, utilize um absorvente e peça ajuda para ir ao hospital, com calma e sem pressa que vai dar tudo certo e logo o neném estará com vocês.

caso o sangramento apresente uma coloração esverdeada, vá com urgência para o hospital, a fim de verificar se há alguma irregularidade.

conclusão

imagem de casal se abraçando, com fotografia de ultrassom

como você viu até aqui, saber a data do parto é muito importante para que mamãe se planeje e possa acompanhar de perto o desenvolvimento do bebê. ❤️

imaginamos que esse momento deve estar causando um turbilhão de sensações e emoções e, quanto mais informações você tiver, mais tranquila você pode ficar, conhecendo melhor as etapas da gestação. 🤰

você gostou dessas informações sobre a idade gestacional? tem muito mais artigos relacionados a maternidade aqui no nosso blog. fique a vontade para explorar. 😘
Post anterior
Próximo post