icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

🖤 frete grátis acima de $389 para mamães e pequenos de qualquer estado 🖤

cuidados com os primeiros dentes do bebê | 4 min de leitura

imagem de bebê com primeiros dentes

os primeiros meses de vida do bebê são cheios de descobertas e novas experiências. é quando os papais estão se adaptando à nova rotina. 


o surgimento dos primeiros dentes do bebê é um tema super importante relacionado à infância. nesse post, fizemos um material cheio de dicas e explicações para os papais passarem tranquilos por essa fase. 🦷


preparem-se para embarcar nessa leitura e entender mais sobre esse momento na vida do neném. não fique assustada, é normal ter dúvidas. mas, temos certeza que você vai estar bem preparada para o nascimento dos primeiros dentes do seu filho.


aproveite para conhecer nossas mantinhas, flufis e cobertores 100% algodão. aqui na coisasdenine você pode personalizar as peças do seu jeito, mamãe. 🥰 temos várias estampas liiindas, com nome, significado do nome, bichos, frases e taaantas outras opções. não deixe de conferir no nosso site www.coisasdenine.com


quando surgem os primeiros dentes do neném?

não há uma regra específica, já que cada baby é único. 👶 seja paciente e esteja atenta aos sintomas que a criança apresentar.


geralmente, os primeiros dentes começam a aparecer entre os 3 a 9 meses de idade, mas, existem casos de nenéns que já nasceram com dentes ou desenvolveram somente com 12 meses. calma, mamãe. está tudo certo, caso aconteça com seu baby. 


os dentes do neném costumam surgir em pares, sendo os incisivos centrais inferiores os primeiros a aparecer. até os três anos de idade, os dentes de leite costumam estar completos.


ordem de nascimento dos dentes do bebê 🦷

  • incisivos inferiores;
  • incisivos superiores;
  • incisivos laterais superiores;
  • incisivos laterais inferiores;
  • primeiros molares;
  • caninos;
  • segundos molares.

quais os sintomas mais comuns do nascimento dos primeiros dentes?

mamãe, pode ser que seu filho apresente sintomas de incômodo antes dos primeiros dentes romperem a gengiva. listamos alguns sinais que o bebê pode apresentar. confira:


  • babar mais que o comum;
  • gengiva inchada e avermelhada;
  • irritabilidade;
  • perda de apetite;
  • febre baixa;
  • colocar objetos na boca e esfregar a gengiva;
  • ficar mais agitado na hora de dormir.

dicas de como aliviar o desconforto causado pelos primeiros dentes 

fizemos uma lista com dicas para você tentar quando o bebê estiver desconfortável com a chegada dos primeiros dentes. lembre-se que cada neném é de um jeito, pode ser que prefira mais uma forma do que outra. confira nossas dicas:


  • se seu filho já tiver começado a introdução alimentar, frutas geladas são boas opções;
  • picolé de leite materno;
  • mordedores macios;
  • massagem com seu dedo limpo na gengiva do bebê.

prepare-se para a chegada dos primeiros dentes do bebê

você sabia que pode começar a cuidar da dentição do baby desde cedo, mamãe? siiim, é possível e bastante recomendável. 


os papais terão que cuidar da gengiva e dos dentes do baby até que ele consiga fazer isso sozinho. portanto, vocês terão a missão de ensiná-lo a importância desse cuidado e acostumá-lo com essa rotina.


mesmo que o bebê ainda não tenha dente, um dos papais pode higienizar a gengiva com um pano limpo e macio ou com gaze e continuar dessa forma até quando os primeiros dentes surgirem. 


quando começar a usar a escova de dente?


imagem de mãe escovando dente de bebê


o mais recomendável é começar a usar a escova quando o bebê já tiver dentes suficientes na boca. dê sempre preferência para escova de dente macia, feita especialmente para crianças. 👧👦


ah, isso também se aplica para a pasta de dente. nas farmácias você encontra várias opções de creme dental infantil, que não contém flúor e é mais seguro se for ingerido pelo neném. 


como escovar os dentes do bebê?

esse é um momento que alguns papais podem ter dúvidas de como escovar os primeiros dentes do bebê, se só um deles consegue fazer isso sozinho ou se precisa da ajuda do outro, entre outras perguntas que podem surgir. calma, mamãe, separamos dicas incríveis para ajudar nesse momento. fique aqui com a gente e confira:


  • primeiro, coloque o neném no seu colo, lembre-se de deixar numa posição que ele fique com a cabeça firme e confortável;
  • com a escova de dente infantil, faça pequenos movimentos circulares na parte da frente e de trás de cada dente;
  • na parte de cima dos dentes traseiros, movimente a escova no sentido vai e vem;
  • se o baby já entende o que é um sorriso, peça para ele sorrir, para que você consiga escovar melhor a parte da frente dos dentes;
  • por fim, não esqueça de escovar a língua do neném, assim, você fará uma higienização completa. 

cuidados contínuos

alguns cuidados são necessários, mamãe. enquanto seu filho ainda é um bebê, os papais devem ensiná-lo sobre a importância de cuidar dos primeiros dentes e fazer isso se tornar um hábito no dia a dia da criança.


sim, mamãe, vocês serão os principais exemplos nessa trajetória para que no futuro, ele consiga fazer sozinho de forma correta. à medida que seu baby vá crescendo, deixe que ele conduza essa tarefa. 


lembre-se dos itens de cuidados bucais que são pensados para crianças, pois são mais fáceis para eles manusearem. no começo, é legal que você faça uma segunda escovação após a dele, assim, você garante a limpeza correta. 😁


a primeira ida ao dentista

é muito comum que os papais tenham essa dúvida sobre quando levar o neném para a primeira consulta ao dentista. existem profissionais da área odontológica que recomendam que a família leve assim que os primeiros dentes nascerem ou antes do primeiro ano de vida.  


como falamos, é importante que você tente acostumá-lo desde cedo com os cuidados bucais e, para o primeiro encontro com o dentista, você pode prepará-lo para que não seja algo traumático. 


brincar de dentista em casa e assistir vídeos que falam sobre a odontologia de forma infantil são dicas que recomendamos. 📺 acreditamos que essas dicas podem ajudar para que a criança sinta-se bem com essa nova experiência e seja incrível para sua família, uma boa memória para contar no futuro. 🤩


qual a importância de levar o bebê em um odontopediatra?

super recomendamos que você leve o neném em um especialista da área, mamãe. o odontopediatra ajuda na questão da saúde dos dentes e que fiquem livres de cáries ou outras doenças.


geralmente, os odontopediatras também auxiliam com a questão da alimentação do neném e cuidados desde os primeiros dentes, além de proteger a saúde da gengiva. 🦷


como evitar a cárie

muito cuidado com a cárie nos primeiros dentes do bebê, mamãe. para conseguir evitar a cárie, você pode:


  • evitar oferecer muito açúcar para a criança, como balas, pirulitos, entre outros;
  • busque sempre por uma alimentação mais saudável;
  • não esqueça de trocar a escova de dente periodicamente;
  • crie o hábito de levar o bebê com certa frequência ao odontopediatra;
  • faça a higiene bucal adequada no neném pelo menos duas vezes ao dia.

conclusão

imagem de bebê com dente nascendo na mantinha

cuidar da saúde dos primeiros dentes do bebê é uma função super importante na vida dos papais. como falamos, é a partir do exemplo em casa que a criança aprende e entende a necessidade de tornar hábito na sua rotina. 


esperamos que esse texto tenha ajudado você, mamãe. para mais dicas relacionadas à maternidade você pode procurar no blog da coisasdenine. nossos posts são feitos com todo o carinho, especialmente para você. 💛


não deixe de conferir nossos produtos personalizados no nosso site www.coisasdenine.com. lá você encontra mantinhas, flufis e cobertores 100% algodão com estampas liiindas. são peças exclusivas e mega úteis para compor o enxoval do bebê. 🥰

Post anterior
Próximo post