icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

🖤 frete grátis acima de $389 para mamães e pequenos de qualquer estado 🖤

como fazer o documento do bebê? | 4 min de leitura

imagem de bebês de várias idades

a chegada do neném acompanha várias descobertas e experiências novas, tanto para o bebê, quanto para os papais. são momentos de alegrias com uma mistura de cansaço e gratidão. tentamos nos preparar para essa nova etapa da vida da melhor forma. 


após o nascimento, uma das primeiras coisas que queremos fazer é o documento do bebê. e, como é um mundo novo, ficamos meio perdidas sem saber quais documentos precisam ser feitos logo e como. 


fique tranquila, mamãe, que escrevemos esse texto para auxiliar nesse processo. temos certeza que vai dar tudo certo e logo você terá o documento do bebê em mãos. 🤩


você já conhece as mantinhas, flufis e edredonzinhos que servem como cobertores aqui da coisasdenine? aproveite para conferir nossos produtos no site www.coisasdenine.com. todas nossas peças são 100% algodão 🌱, não superaquece o baby e vão durar a infância toooda do seu nine, além disso, você pode personalizar a peça. 


qual o primeiro documento do bebê que preciso fazer?

certidão de nascimento

assim que o bebê nasce, o primeiro documento que os papais precisam providenciar é a certidão de nascimento, pois é por meio dela que o neném passa a ter nome, sobrenome, nacionalidade, filiação e direitos à educação e saúde. 👨‍👩‍👦


a certidão de nascimento tem validade jurídica que comprova a existência do cidadão, ou seja, pode exercer os direitos civis e sociais.


vale ressaltar que, no Brasil, existe a lei federal (lei nº 9.534/97) que assegura a gratuidade da emissão da primeira via da certidão para todos os nenéns nascidos em solo brasileiro. isso mesmo, mamãe, não precisa pagar nada quando for fazer a primeira via desse documento do bebê.


como emitir a primeira via da certidão de nascimento?

a certidão de nascimento deve ser feita após o nascimento do bebê, podendo ser solicitada pelos papais no cartório ou no local do nascimento.


quando o responsável for ao cartório, ele precisa levar:

  • documento dos pais com foto, que seja válido em todo o território brasileiro (rg, cnh ou passaporte);
  • declaração de nascido vivo (dnv) da criança, esse documento é fornecido pelo próprio hospital ou maternidade onde ocorreu o parto.

geralmente, é o papai que faz o registro, mas, caso ele não possa fazer, a mãe deve providenciar o documento sozinha, apresentando a certidão de casamento ou uma declaração do pai (com firma reconhecida em cartório).


após o nascimento, os papais têm até 15 dias para solicitar esse documento do bebê. no entanto, caso a família more mais de 30 quilômetros de distância de um cartório, o tempo é prorrogado para três meses após o parto.


quais outros documentos do bebê devo fazer?

imagem de mamãe com bebê


além da certidão de nascimento, os papais devem fazer o cpf e rg do neném. mas calma, mamãe, não precisa correr com tudo, afinal, vocês também estarão ocupados nessa nova fase da vida.


não há idade mínima ou prazo máximo para fazer esses outros documentos do bebê, porém, devem ser feitos assim que possível. fique tranquila, mamãe, e planejem a melhor data para resolver esses outros documentos do bebê. mas, lembre-se que é bom fazer logo, pois podem ser necessários em algum momento.


cpf

o cpf é o cadastro de pessoa física que serve para identificação dos contribuintes do imposto de renda, matricular em uma universidade, abrir conta em banco ou prestar para um concurso público.


como falamos, não há idade mínima para fazer o cpf da criança, mas ele é um documento super importante para fazer a carteirinha de saúde do neném da sua cidade e para começar o planejamento financeiro para o futuro.


indicamos que você dê preferência para fazer primeiro o cpf do bebê, pois na hora de fazer o rg, você terá o número do cpf para colocar no documento. dessa forma, evita que os papais precisem andar com vários documentos.


como fazer o cpf do neném?

é bem simples, mamãe. basta comparecer em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou aos Correios. lembre-se que não é possível solicitar esse documento do bebê pelo site, pois ele ainda não possui o título de eleitor.


você já sai do local com o número do cpf do bebê em mãos, porém eles não enviam mais para casa. no entanto, você consegue imprimir pelo site da Receita Federal. 🖨️ esse serviço custa, em média R$7,50.


documentos necessários

para esse momento, não esqueça de levar:


  • certidão de nascimento original do bebê;
  • documento de identificação oficial com foto do papai ou mamãe.

rg

o rg é nosso registro geral, ou seja, é um documento de identificação da república federativa do Brasil. também é conhecido como carteira de identidade que contém os principais dados do indivíduo, como o nome, nome dos pais, data de nascimento, órgão expedidor e número de identificação do cidadão. 


como fazer o rg para o bebê?

os papais podem tirar o documento do bebê logo após o nascimento, mas é interessante que façam primeiro o cpf para constar no rg. vale ressaltar que o rg é um documento gratuito.


no primeiro rg do neném vai a digital dele, por isso é bom refazer quando a criança souber assinar o nome.


é bom você se informar antes para fazer o rg do baby, pois cada estado possui sua forma de fazer esse documento do bebê. por exemplo, em São Paulo, os papais podem solicitar o rg na sede do Poupatempo mais perto de casa.


documentos necessários

separe em uma pasta esses documentos:


  • caso você seja de sp, leve o protocolo de agendamento no poupatempo;
  • certidão de nascimento original e cópia;
  • número de inscrição do cpf do bebê;
  • documento do responsável original e cópia;
  • certidão de casamento original e cópia;
  • duas fotos 3x4, mas, em algumas cidades, a foto é tirada no local, ligue antes para confirmar;
  • o bebê para colher as impressões digitais.

dicas de site para tirar dúvidas


dicas para quando você tiver que levar o bebê

imagem de bebê com brinquedo


sair de casa para fazer o documento do bebê requer alguns cuidados, mas também pode ser visto como um passeio. será mais um momento em família em que o neném vai ter contato com o mundo. 👶


no entanto, é recomendável que os papais estejam preparados para imprevistos ou para possíveis esperas. por isso, fizemos uma lista do que levar para essas situações. confira:



conclusão

emitir os documentos do bebê é um grande passo e super importante para que ele tenha direitos como cidadão brasileiro, além de possibilitar que ele viaje com os papais de avião ✈️, entre tantos outros benefícios. veja com calma as regras do seu estado para fazer o documento do bebê e agende a melhor hora para vocês.


esperamos que esse post tenha esclarecido dúvidas sobre como tirar o documento do bebê e que ajude os papais. aproveite para conhecer nossos produtos 100% algodão. somos uma empresa especializada em mantinhas, flufis e edredonzinhos personalizados. aqui no nosso site você encontra estampas lindas e peças que vão durar a infância toooda do seu nine. confira em www.coisasdenine.com🥰

Post anterior
Próximo post