icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

🖤 frete grátis acima de $389 para mamães e pequenos de qualquer estado 🖤

livros para mães de primeira viagem: os melhores para cada etapa | 5 min de leitura

você está embarcando agora nesse mundo cheio de fofuras e novidades ou se planejando para receber um pacotinho logo, logo? então, vem com a gente! 🧷

o universo da maternidade é repleto de alegrias e momentos inesquecíveis; mas também é cheio de dúvidas, inseguranças e alguns perrengues. por isso, os livros para mães de primeira viagem podem ajudar muito a se situar nesse universo maravilhoso e se preparar para uma vida nova e cheia de amor.  

dá uma olhadinha nessa seleção que preparamos para cada fase dessa jornada e já prepare seu flufi da coisasdenine para te acompanhar durante a leitura. 

livros para ler antes de engravidar

essa sessão é para quem ainda está mergulhando os pézinhos nesse mar imenso que é a maternidade. aqui, você encontrará livros para mães de primeira viagem que estão ainda na fase de planejamento familiar e precisam de um guia completo, antes de pular de cabeça nessa aventura. 📖

“criando bebês felizes” - steve biddulph

como o cuidado individual e o amor poderá influenciar no desenvolvimento do seu bebê até a vida adulta? é isso que o psicólogo australiano steve biddulph discute nesse exemplar

o autor defende a importância do equilíbrio físico, social e emocional desde os primeiros momentos de vida da criança e, principalmente, até os 36 meses, uma fase importante para o desenvolvimento cognitivo e interpessoal. 

de acordo com o terapeuta, a atenção individual dada pelos pais e por toda rede de apoio familiar é fundamental durante esse período e capaz de impactar positivamente na desenvoltura do indivíduo ao longo de toda vida. 

“o que esperar quando você está esperando” -  arlene eisenberg, heidi murkoff e sandee hathaway

este é um verdadeiro clássico entre os livros para mães de primeira viagem. publicado pela primeira vez em 1984, o best-seller chegou a ser adaptado para as telonas de cinema, como uma comédia romântica em 2012. 

“o que esperar quando você está esperando” é um guia para quem está começando a planejar a chegada de um pequeno na família ou que recebeu essa surpresinha inesperada e cheia de amor ❤️. 

ele mostra, mês a mês, como será essa jornada incrível e trata de assuntos super-relevantes, como mudanças corporais, alimentação, escolha do médico, trabalho de parto e primeiros cuidados.  

“sua gravidez semana a semana” - glade b. curtis e judith schuler

se o que você busca são livros para mães de primeira viagem com informações ainda mais detalhadas sobre tudo o que acontece durante essa jornada deliciosa (e maluquinha) que é a gestação, essa opção tem tudo a ver com você, mamãe. 

isso porque ele acompanha as mudanças do feto e da gestante semanalmente, sob o olhar profissional das autoras. o exemplar traz cada detalhe com clareza, tornando o conteúdo acessível e compreensível para quem ainda não viveu na pele os efeitos da maternidade. 🤰

“o diário de bordo da família grávida” - luciana herrero

uma conversa íntima, de mãe para mãe. essa é a ideia por trás do livro “o diário de bordo da família grávida”. ele faz parte de uma trilogia que inclui os títulos “o diário de bordo do parto” e “o diário de bordo do bebê”. 

este exemplar fala sobre as mudanças nas dinâmicas familiares antes, durante e depois da gestação, usando como referência as experiências diárias da autora, que é pediatra e mãe de duas crianças. além das orientações técnicas, o livro apresenta depoimentos superemocionantes de papais e mamães durante a gravidez.

livros para ler durante a gestação

você já encomendou seu pacotinho e agora ele está aí, dentro da sua barriga, sentindo todo seu amor e carinho. mas o que ele não sabe, é que a mamãe está cheia de dúvidas! para te ajudar nesse período, aqui estão alguns livros para mães de primeira viagem consultarem durante os meses de gestação. 

“boas-vindas, bebê” - ana escobar

ninguém melhor que uma pediatra com mais de 40 anos de experiência para te ajudar a se preparar para essa jornada inesquecível, não é mesmo? a dra. ana escobar, que já figurinha carimbada em programas de televisão, traz esse guia superinformativo sobre o desenvolvimento infantil até 2 dois anos de idade. 

você encontra o livro em dois exemplares: um que vai do nascimento até os três meses, e outro que vai dos três meses até 2 anos. além disso, o conteúdo também está disponível em vídeos e até em podcasts, respondendo às principais dúvidas que surgem durante esse importante período de vida. 

“dia a dia do bebê” - ilona bendefy

para ir um pouco além do que os livros para mães de primeira viagem falam sobre a saúde do bebê e da gestante, o “dia a dia do bebê” traz questões comportamentais sobre a rotina das crianças de até 1 ano e como isso impacta na vida familiar. 

os primeiros passos, as dificuldades na amamentação, o cotidiano doméstico, a intimidade do casal, o equilíbrio entre a maternidade e a vida profissional e mais uma infinidade de assuntos importantes para a felicidade do bebê e de toda família; são trazidos com clareza e dinâmica, facilitando a leitura antes e depois do parto. 

“mulheres visíveis, mães invisíveis” - laura gutman

esse livro é totalmente dedicado à você, mamãe. prepare-se para fazer uma reflexão profunda sobre suas emoções, em uma jornada de amadurecimento e autoconhecimento. 💭

a autora se aprofunda em assuntos importantes, como depressão pós-parto, a relação entre mãe e filho, o papel masculino no desenvolvimento da criança, a mudança na identidade da mulher, a dinâmica sexual do casal e a estabilidade emocional de toda família. 

“a vida do bebê” - rinaldo de lamare

um dos livros para mães de primeira viagem preferidos das brasileiras. “a vida do bebê” chega em sua 43º edição, com informações básicas sobre higiene, evolução motora e nutrição nos primeiros 2 anos de vida. 

neste exemplar, o pediatra rinaldo de lamare abordava ainda os cuidados com bebês prematuros e o importante papel das vacinas na saúde e no desenvolvimento dos pequenos. 

“os segredos de uma encantadora de bebês” - tracy hogg

a enfermeira britânica tracy hogg ganhou uma fama que muitos pais de primeira viagem com certeza invejariam: ela entende cada resmungo dos bebês e sabe exatamente do que eles precisam. mas ela não guardou essa informação! pelo contrário, tornou-se uma best-seller com livros vendidos pelo mundo todo. 

nesta edição, ela compartilha seu conhecimento com muito bom-humor e leveza, ensinando como ter um bebê sadio, feliz e satisfeito. afinal, se o pequeno está calminho, a família toda fica tranquila, né mamãe? 🥰

“bela maternidade” - bela gil

existem livros para mães de primeira viagem que abordam também a alimentação durante e depois da gestação? é claro que sim! e esse é um ótimo exemplo. 

em “bela maternidade”, a conhecida chef de cozinha, bela gil, compartilha mais sobre sua experiência como mãe e discute sobre como a alimentação foi importante em cada etapa da maternidade, desde a preparação para o parto, até a introdução alimentar dos filhos.

ela traz entrevistas com profissionais de diversas áreas, relatos francos sobre o cuidado com as crianças e receitinhas deliciosas para toda família. 

mulher grávida fazendo ioga com as mãos na barriga

livros para ler após o nascimento do bebê

o tempo passou voando e seu bebezinho já chegou! a pergunta que não quer calar na mente das mamães é: o que eu faço para garantir que esse pacotinho de fofura vai continuar saudável e feliz pelo resto da vida? 

calma! nós sabemos que é muita responsabilidade, mas também é uma jornada cheia de alegrias e novas descobertas. 🤩 para te dar aquela mãozinha necessária na educação dos pequenos, alguns livros para mães de primeira viagem serão ótimos companheiros ao longo dos primeiros anos de vida da criança. aqui, selecionamos alguns:

“a maternidade e o encontro com a própria sombra” - laura gutman

a psicoterapeuta argentina laura gutman traz mais uma vez um livro reflexivo, dessa vez, dedicado especialmente às mulheres que estão passando pelo puerpério, o período após a chegada do bebê. 

o exemplar aborda as diferentes sensações que são despertadas com a chegada de um novo membro à família, os desafios da maternidade, os conflitos emocionais, o cansaço das mães e uma infinidade de sentimentos que surgem a partir dessa experiência. 

o livro não segue uma lógica técnica e linear, então pode ser lido sempre que bater aquela dúvida ou insegurança sobre o pós-parto. 🤔

“as cinco linguagens do amor das crianças” - gary chapman

você já deve ter ouvido falar sobre as diferentes linguagens do amor em relacionamentos adultos. com as crianças não é diferente. cada um desenvolve uma maneira de se comunicar e expressar seus sentimentos, e a obra do escritor gary chapman ajuda a entender isso. 

o autor argumenta como é fundamental que o pequeno se sinta amado, visto e ouvido pelos pais, principalmente ao longo de sua fase de formação. ele propõe, inclusive, um plano de ação para estimular esse processo de análise e relacionamento com os filhos. 

“já tentei de tudo” - isabelle filliozat

esse é um dos livros para mães de primeira viagem mais procurados por quem ainda se sente meio perdido sobre como educar seu filho, principalmente em momentos de birra, manha e instabilidade emocional. 

a psicóloga e colunista sobre educação infantil, rosely sayão, avalia que “na maior parte das vezes, os comportamentos impertinentes e repetitivos das crianças de até 5 anos são fruto de nossa dificuldade de entender o que se passa com elas.”

o exemplar propõe um olhar 👀 empático sobre o comportamento das crianças entre 1 e 5 anos de idade, ajudando os pais a navegar, de forma não violenta, nessa etapa do desenvolvimento dos pequenos. não querer tomar banho, ficar extremamente agitado na hora de dormir, gritar em locais públicos; tudo isso pode ser compreendido com um pouco de paciência e atenção.   

“50 coisas que os pais nunca devem dizer aos filhos” - antonio siqueira

sem querer assustar você, mamãe, mas suas palavras têm um impacto gigantesco no desenvolvimento do seu pequeno. é justamente para ajudá-la a lidar com essa questão que existe o livro  “50 coisas que os pais nunca devem dizer aos filhos”.

ele explica com clareza quais são os mecanismos psicológicos das crianças diante de termos negativos e apresenta soluções para orientá-la a se expressar com calma e assertividade nas mais diversas situações. 

“o cérebro da criança” - daniel j. siegel e tina payne bryson

se o que você busca são livros para mães de primeira viagem com abordagens científicas e educativas sobre o comportamento infantil, essa é uma ótima opção. 🧠

considerado um best-seller pelo new york time e um dos mais vendidos pela amazon, o exemplar traz 12 estratégias para potencializar o desenvolvimento cerebral de forma tranquila e saudável, tanto para a criança, quanto para os pais. 

o neuropsiquiatra daniel j. siegel e a psicoterapeuta tina payne bryson expõem de forma inteligente e clara como as situações do dia a dia funcionam a favor da evolução cognitiva das crianças. 

“crianças dinamarquesas” - jessica joelle alexander

o que uma das nacionalidades mais evoluídas do mundo tem a nos ensinar sobre educação infantil? é exatamente esse o ponto abordado no livro “Crianças Dinamarquesas” da pesquisadora cultural jessica joelle alexander. 

a autora defende como o comportamento das crianças, desde os primeiros meses de vida, podem impactar em seu desenvolvimento como adulto e até mesmo na formação da sociedade. ela discute sobre como criar indivíduos resilientes, emocionalmente equilibrados, felizes e seguros, através da paciência e autoconsciência. 

mãe segurando bebê no colo

conclusão

agora que você conhece diversas opções de livros para mães de primeira viagem, como você está se sentindo? pronta para embarcar nessa aventura incrível que é a maternidade? 🚢

sabemos muito bem como a jornada é repleta de altos e baixos e cheia de emoções, mas prometemos que você vai amar cada segundo dessa caminhada. e não se preocupe: não existe guia melhor do que o seu amor pelo bebê para te orientar durante o percurso. 

e falando em preparação para receber seu pacotinho, que tal começar a escolher o enxoval? essa é uma das partes mais gostosas da maternidade! na coisasdenine você encontra o flufi, nosso paninho de estimação ideal para acompanhar seu bebê a vida toda. você escolhe o modelo e personaliza do seu jeitinho. acesse nosso site e confira todas as opções! 💻

Post anterior
Próximo post