icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

você ganha 20% off e compras acima de R$ 389 o frete grátis 🖤😎

quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê? | 6 min de leitura

entre o primeiro exame de gravidez e a chegada do bebê, existe um abismo cheio de dúvidas, né mamãe? e elas não acabam depois que o seu pacotinho chega ao mundo. as incertezas continuam, só que agora representadas por uma carinha superfofa, que chora, faz manha e nos mata de tanto amor. 

dentre as mil e uma questões que passam pela cabeça durante essas primeiras semanas da criança, uma que assombra muitas mães é: “quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê?”🤔

opiniões sobre o assunto é o que não faltam. quem tem um neném sabe muito bem que sempre tem alguém pronto para palpitar sobre o cuidado dos pequenos. 

então, para garantir que você tenha a informação correta e segura, sem apontar dedos ou fazer julgamentos, nós vamos te explicar tudo sobre esse assunto. vamos falar sobre o que fazer quando o bebê dorme no meio do mamá, como prevenir engasgos com leite e ainda dar dicas para seu pequeno arrotar e ficar bem tranquilinho.

pode embalar ele no flufi, que aliás é ótimo para o momento da amamentação, e mergulhar de cabeça nessa questão com a gente. vamos lá? 🥰

saiba quando deitar o seu bebê após a amamentação

a dúvida que te trouxe até aqui foi “quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê?”, então, sem mais delongas, vamos direto ao assunto. 

após o mamá, seu neném vai precisar de alguns minutos para eliminar o ar e o leite em excesso no corpinho dele. por isso, é muito normal o bebê regurgitar um pouco nesse momento. para isso, é fundamental deixar o bebê em pé ou com a cabeça bem elevada, por pelo menos 15 minutos

se o pequeno está tranquilo e você está com tempo (o que sabemos muito bem que nem sempre acontece, não é mesmo mamãe?), o ideal é mantê-lo nesta posição por 30 minutos, para garantir que o leite chegue até o estômago e inicie o processo de digestão. Isso evita problemas mais graves com refluxo e, claro, o engasgamento. 

enquanto você estiver com seu pacotinho no colo, é bom caminhar um pouco, já que a movimentação pode ajudá-lo a arrotar e digerir com mais facilidade

e não se esqueça de levar seu flufi do coisasdenine durante o passeio. 😍 ele tem alta absorção para evitar que o bebê faça aquela meleca e ainda é supermacio e confortável. seu filhote vai ficar relaxado e pronto para embarcar em uma sonequinha logo depois do tetê. 

o bebê dormiu durante a amamentação. E agora?

na teoria é tudo muito lindo, mas sabemos que as coisas nem sempre saem como o esperado no dia a dia da criança. e quando ela dorme durante o mamá? quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê? 🤨

toda mãe já passou por essa cena clássica em que o pequeno fica tão relaxado, que chega a dormir. e não é para menos, né? não tem como não ficar calminho no colo da mamãe, cheio de carinho e amor. 

então, em primeiro lugar, é preciso saber se o neném está satisfeito ou se ainda quer mais, mesmo caindo de sono. se você acha que ele já encerrou, vai sentir o ritmo diminuir até parar completamente. 

agora, se ele dormiu muito rápido e você está na dúvida se amamentou o suficiente, uma dica é acordá-lo com delicadeza, passando os dedos nas bochechas e nos pezinhos do bebê. 

se ele continuar sugando, é porque ainda está com fome e quer continuar mamando. nesse caso, colocá-lo para arrotar durante a alimentação é bom para despertá-lo e evitar problemas com gases e refluxo depois. 

Foto de mulher amamentando neném

“meu filho dormiu mesmo! quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê?” 😴

no caso do seu pacotinho realmente embarcar no mundo dos sonhos e não querer mais mamar, é importante segurá-lo com a barriga para cima e a cabeça mais elevada por 15 a 30 minutos, assim como você faria normalmente. 

quanto ao arroto, nem sempre ele é necessário para garantir a saída do ar e do excesso de leite. se o pequeno tem a pega correta quando está mamando, provavelmente não vai ter esse problema.

de qualquer forma, é importante observar os sinais que o próprio bebê faz, indicando que está desconfortável e precisa arrotar. muitas vezes, é uma carinha diferente, um resmungo e até um chorinho. 

nessas situações, não tem jeito: é melhor despertá-lo, colocá-lo na posição correta e incentivar o arroto. 

depois que ele estiver aliviado, é só deixá-lo cair no sono novamente e colocá-lo no bercinho para mais uma soneca. 

quanto tempo o bebê leva para fazer a digestão?

quem alterna a alimentação entre leite materno e fórmula infantil, já deve ter notado que existe uma diferença nos intervalos entre as mamadas. 🍼

então, levando isso em conta, “existe diferença em quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê?”

de certa forma, sim. enquanto o leite materno é digerido normalmente entre 01h30 e 2h, a fórmula infantil pode demorar até 3h a 4h. 

de acordo com uma pesquisa, publicada na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, realizada com bebês de 4 semanas a 6 meses, após 1 hora os pequenos digerem 29,5 ml de leite materno e 22,7 ml de fórmula infantil. 

se você alimenta seu filhotinho com fórmula e está se questionando “quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê”, a dica é mantê-lo acordado ou em uma posição elevada um pouco além de 30 minutos. 

isso porque, como acabamos de comentar, essa fonte de leite demora mais para ser processada pelo organismo do neném. 

para garantir a segurança do seu filho, fique pelo menos 40 minutos andando com ele no colo para incentivar a digestão e a eliminação de qualquer excesso de leite, que pode resultar em refluxo ou engasgo. 

como segurar seu bebê após amamentar

como já comentamos, antes de colocar o pequeno no bercinho para mais uma soneca após o tetê, é preciso deixá-lo na posição correta para que ele arrote e comece a digerir o alimento. 

para isso, deixe o neném em pé, com a barriguinha apoiada próximo ao peito. coloque as perninhas encolhidas, com o apoio de um dos braços e, com o outro, dê suporte para para as costas e o pescoço. 

a cabeça precisa estar próxima do ombro, onde também deve ficar seu flufi coisasdenine, caso o bebê precise regurgitar um pouco do leite. 

se o neném caiu no sono durante a amamentação, você pode manter a posição, segurando ele de barriga para cima. o importante é elevar um pouco a cabeça da criança, apoiando as costas com o antebraço e a cabeça com o cotovelo. também é possível colocá-lo, delicadamente, na posição que indicamos anteriormente, com o corpinho na vertical. 

Foto de neném dormindo.

por que é importante fazer o bebê arrotar 

sabemos que sua dúvida principal é “quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê?”, mas não tem como falar sobre esse assunto sem mencionar a importância do arroto para o bem-estar do pequeno. 

durante os primeiros meses de vida, o neném ainda não sabe muito bem como sugar o leite e seu sistema digestivo ainda não está completamente formado. além disso, é normal que as mamães tenham alguns problemas com a pega e posição correta para amamentação. quem nunca, né? 😅

por isso, é comum que seu filhotinho engula uma quantidade maior de ar durante esse período de vida e tenha a necessidade de arrotar durante e depois da amamentação. 

a partir dos 4 ou 6 meses, a frequência dos arrotos vai diminuindo, já que tanto o bebê, quanto você, estão feras no assunto. 😎

como falamos lá no começo, junto com o arroto também é natural vir um pouco de excesso de leite, a famosa golfada. é, por isso, que é tão importante estimular que seu baby expulse o ar e o leite na posição correta, ou seja, quando ele ainda está no colo e com a cabeça elevada. 

se a regurgitação acontece quando o pequeno já está no berço, o risco de engasgo é altíssimo.

além de contribuir para o refluxo, o arroto também evita o acúmulo de gases, que resulta em desconforto para a criança e muitas noites mal dormidas para os papais e mamães. 

só quem já virou a noite agoniada com o bebê chorando, sabe como é essencial fazer de tudo para evitar as benditas cólicas. 😳

outra questão que melhora com o arroto é a sensação de saciedade. com uma grande quantidade de ar ocupando espaço no estômago, o neném se sente estufado e tem a sensação falsa de que está saciado. por isso, uma boa dica é parar para os arrotos durante o tetê. 

“estou tentando fazer meu bebê arrotar, mas não ouço nenhum barulho. devo insistir?”

essa é outra dúvida comum das mamães sempre que falamos sobre quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê. 

saiba que é comum que eles não emitam nenhum som, principalmente nos primeiros dias de vida. como segurança, o mais indicado é aguardar o tempo necessário antes de colocá-lo no bercinho. 

fique de olho também nos sinais. 👀 as caretinhas que seu bebê faz são uma gracinha, mas podem na verdade indicar esse desconforto durante e depois da amamentação. 

além disso, é comum que eles resmungem ou chorem quando não estão se sentindo bem. nesses casos, é bom insistir um pouquinho, mantendo o pequeno na posição até ele demonstrar que está aliviado.

Foto de mulher abraçando neném

dicas para fazer o seu neném arrotar

já deu para notar que falar sobre o arroto dos nenéns é uma parte importante para responder a pergunta “quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê”, não é mesmo? 

isso porque, como comentamos anteriormente, essa expulsão de ar é fundamental para o bem-estar da criança e até mesmo para sua segurança. 

para ajudá-la a garantir o arroto, principalmente após a amamentação, vamos deixar algumas dicas que tornam o processo mais simples, tanto para você, quanto para o bebê. olha só:

conheça as carinhas do seu pequeno

como comentamos, as expressões do seu baby dizem muito sobre como ele está se sentindo. 🤪 fique de olho nas carinhas que ele faz durante e depois do mamá. se ele estiver desconfortável e precisando arrotar ou regurgitar um pouco do leite, ele demonstrará com caretas, resmungos e choro. 

o mesmo vale para depois que ele estiver satisfeito e aliviado. dá para ver na carinha do bebê como ele está bem e pronto para fazer aquela naninha gostosa com sua mantinha. 😴

acalme o bebê

quem consegue ficar calmo quando está desconfortável? ninguém, né? 😫 e é claro que seu filhotinho também não vai ficar com o melhor humor do mundo quando estiver se sentindo estufado. 

por isso, tente distraí-lo e acalmá-lo até que ele consiga arrotar ou aliviar o incômodo. 

aproveite para fazer uma pequena caminhada, balançá-lo delicadamente, colocar uma musiquinha, cantar uma canção ou conversar com ele. 

é importante também que a amamentação seja feita com calma, em um local tranquilo e bem arejado. assim o bebê não fica estressado e nem você, né mamãe? 🥰

faça massagens leves nas costas

se você ainda está se questionando “quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê?”, a resposta mais sincera é: pode ser que demore um pouquinho, mamãe. 

isso porque alguns pequenos precisam de um carinho a mais para liberar o excesso de ar e de leite que ingeriram. 

fazer uma massagem suave nas costinhas da criança pode ajudar a amenizar o desconforto e facilitar a saída de ar. não esqueça de manter seu flufi no ombro o tempo todo, pode ser que o baby te surpreenda com uma melequinha. 😬

coloque a criança sentada no colo

já falamos sobre como segurar o bebê após amamentar, mantendo o corpinho na vertical. 

outra opção, que pode ser mais confortável para você e para seu filho, é colocá-lo sentadinho no colo. Incline o tronco da criança um pouco para frente, apoiando o peito no seu braço. as massagens são muito bem-vindas nessa posição. 

seja paciente 

sabemos que existe um universo de dúvidas passando pela sua cabeça, mamãe. 🤯 a principal aqui é sobre quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê e, como já falamos, o processo pode acabar sendo mais demorado do que imaginamos, dependendo de como o pequeno se sente.

por isso, seja paciente e curta este momento de intimidade com seu filhotinho. 

é no contato um a um que os laços são criados e que você conhece um pouco mais sobre a personalidade do bebê e até sobre a sua. 

Foto neném dormindo nos braços da mãe

como evitar engasgos com o leite

o assunto aqui é outro, queremos responder sua pergunta sobre “quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê?”. mas, como mencionamos antes, uma das questões que determinam esse tempo de espera é justamente a segurança da criança contra a regurgitação e o engasgo. 

portanto, temos que falar sobre os cuidados necessários para evitar isso ou como proceder quando você notar que seu filho está engasgando. 

nos primeiros meses, pode ser que o neném engasgue com o leite, justamente porque ainda não sabe muito bem como e em qual intensidade sugar. 

no entanto, a traqueia possui um mecanismo de proteção para essas ocasiões, fazendo com que ele comece a tossir para expulsar o líquido engasgado. 

por isso, é importante prestar atenção na posição em que o bebê está acomodado e estar pronta para acalmá-lo caso ele se assuste no momento. 

nós sabemos, é difícil para as mamães não se assustarem junto, mas é importante manter sempre a calma. 🙌

se o engasgo ocorrer com materiais pastosos ou outro tipo de objeto que pode parar na boca do pequeno, siga essas orientações:

  • verifique se a criança está respirando e acione imediatamente a emergência;
  • enquanto isso, coloque a criança sobre as pernas, com a barriguinha virada para baixo e a cabeça levemente inclinada para o chão;
  • dê cinco tapas no meio das costas, direcionando o movimento no sentido da boca do bebê;
  • vire o pequeno e faça cinco compressões no meio do tórax, utilizando as pontas dos dedos;
  • repita o procedimento até a chegada da ambulância. 

conclusão

é, mamãe, cuidar de um pacotinho lindo desses não é nada fácil, mas aqui entre nós? É uma delícia! 🥰

agora que explicamos tudo sobre os cuidados após o mamá, você já pode riscar do seu caderninho essa dúvida sobre “quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê” e ficar muito mais tranquila.

se você tem outras incertezas sobre maternidade, 🤔 dê uma olhadinha nesse post com indicações incríveis de livros para mães de primeira viagem, que vão poder ajudá-la antes, durante e depois da gestação. 

aproveite também para montar seu enxoval todo personalizado no coisasdenine. afinal, tem coisa mais gostosa que ver seu baby todo enroladinho em um flufi? 😍 claro que não!
Post anterior
Próximo post