icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

você ganha 15% off + uma ecobag lindaaa + R$10 de cashback ❤️🤩

dicas de como conciliar carreira e maternidade | 4 min de leitura

mãe trabalhando com bebe

a chegada de um bebê é sempre algo mágico, envolve vários sentimentos, medos, planos e sonhos. descobrir que um novo serzinho está a caminho pode trazer algumas dúvidas e gerar ansiedade nas mamães. para tornar esse momento mais tranquilo, preparamos o post de hoje sobre como conciliar carreira e maternidade. 😊


esse é um tema que muuuitas mamães ficam pensando sobre, afinal, sabemos que o mercado de trabalho requer muita dedicação para ter sucesso. mas fique tranquila, quantas pessoas você não conhece que conseguiram conciliar carreira e maternidade? as coisas vão se encaixando e tudo dá certo! 


mas, antes de mergulhar no texto de hoje, que tal conhecer os produtos da coisasdenine? aqui, você encontra mantas, flufis (material tipo fralda) e edredons 100% algodão. são peças essenciais para o enxoval do bebê e para acompanhar a infância da criança, além da qualidade incrível, você pode personalizar com o nome do seu menine. corre no nosso site para conferir as estampas! 🏃‍♀️


www.coisasdenine.com


quais os desafios na hora de ajustar carreira e maternidade?

a maternidade acompanha vários desafios na vida do casal, afinal, é um mundo diferente do que viviam, cheio de descobertas, onde os papais vão se reinventando e entendendo mais a nova rotina. 👶


acreditamos que é possível conciliar a carreira e maternidade, mesmo com as dificuldades que surgem. por isso é muito importante contar com seu companheiro e com uma rede de apoio. não fique com medo ou vergonha na hora de pedir ajuda, mamãe. 💜


recomendamos que, durante a gestação, você converse com o rh da empresa que você trabalha. assim, irá entender sobre os seus direitos e o que a empresa espera também. algumas companhias, possibilitam auxílio também, vale a pena perguntar. 


não se desespere. procure conversar com amigas, parentes ou busque grupos de apoio, é sempre bom ouvir relatos de pessoas que passaram ou estão passando por isso. escutar sobre carreira e maternidade de alguém que conte sua experiência de vida, ajuda no processo. 


caso, tenha alguma mamãe que vivenciou isso na sua empresa, tente conversar com ela também, assim, você pode entender melhor e ficar mais tranquila.


quais os direitos da mulher na maternidade e pós-parto?

carreira e maternidade


como falamos antes, é muito importante que você converse com o rh da sua empresa e com seus chefes, para entender sobre o posicionamento da empresa, seus direitos e auxílio. o rh tem como papel assegurar boas experiências aos funcionários, para que eles sigam produtivos e motivados. 


por lei, toda mulher tem direito à licença maternidade (auxílio maternidade). mas você sabe o que significa esse benefício? 🤰


então, mamãe, a licença maternidade foi regulamentada no nosso país em 1943, junto com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (clt) e garante o afastamento remunerado do trabalho, ou seja, é um benefício que assegura que a mulher continue recebendo salário, durante a licença maternidade, e isso vale tanto para parto ou para adoção.


muita coisa mudou de lá até os dias atuais. antigamente, a mamãe podia ficar afastada por 84 dias. em 1988, as mulheres passaram a ter mais estabilidade de emprego, antes e após a gravidez. assim, passaram a ter 120 dias de licença. 


em 2016, o governo federal ampliou o programa empresa cidadã, podendo prorrogar por mais 60 dias, ou seja, possibilita que a mamãe tenha 180 dias de licença maternidade. vale a pena conversar na sua companhia para saber se eles fazem parte desse programa, já que a adesão é opcional. 


as mudanças não param por aí. no ano passado (2022), fizeram uma nova lei que flexibiliza a prorrogação dos 60 dias, podendo virar 120 dias. essa flexibilização permite que a mamãe substitua a licença extra integral (60 dias) por uma redução da jornada de trabalho em 50% com prazo de 120 dias, ou seja, pode trabalhar de casa nesse período e depois, passa a ir meio período para a empresa.


nesse mesmo ano, o supremo tribunal federal (stf) determinou que a licença começa a contar a partir da alta hospitalar da mamãe ou do recém-nascido. converse com o rh pra saber a viabilidade do local que você trabalha, pode ser uma ótima opção para ter mais tempo com seu baby.

 

qual o papel da empresa nessa questão da carreira e maternidade?

cada empresa é de uma forma, por isso é tão importante conversar no rh e com outras funcionárias que conciliaram carreira e maternidade. procure saber o posicionamento da companhia, converse com seus chefes para também ter o apoio deles, nesse momento.


fique tranquila que muitas empresas estão adaptando a política interna e pensando mais no bem estar dos funcionários, para que eles sejam mais produtivos e felizes no local em que trabalham. 😃


dicas para conciliar carreira e maternidade

carreira e maternidade


mamãe, separamos algumas dicas para que esse momento de carreira e maternidade ser uma experiência ótima. não deixe de conferir.


  • construa uma rede de apoio

  • conte com pessoas próximas para esse momento, pode ser família, amigos (as) e profissionais experientes, ou seja, pessoas de confiança que possam dar suporte. lembre-se que pedir ajuda é normal, mamãe, você não precisa fazer tudo sozinha. ah, é sempre válido procurar grupos de pessoas que conciliam carreira e maternidade para ouvir dessas mamães também.


  •  não se prenda à perfeição

  • mamãe, dê sempre o seu melhor, mas não precisa ser perfeita o tempo todo e tá tudo bem. o dia a dia é corrido e nem tudo vai sair como o planejado, mas fique tranquila, isso é normal e tudo vai se encaminhar da melhor forma.


  • converse na sua empresa

  • é muito importante entender sobre seus direitos e se a empresa possui alguma forma de auxílio. hoje, existem várias companhias que querem apoiar esse momento tão especial na vida das funcionárias e, por isso, criam benefícios. recomendamos que converse com o rh para compreender tudo isso.


  • não se culpe

  • mamãe, tá tudo bem quando as coisas saírem do seu controle, lembre-se que é um novo serzinho que está chegando, você vai começar a entender melhor os gostos e jeitos. temos certeza que você vai dar o seu melhor e isso é suficiente. 


  • tente organizar uma rotina

  • recomendamos que você tente planejar uma rotina para conseguir conciliar maternidade e carreira, além das coisas de casa. com o tempo, você vai pegando o jeito, amiga, não se desespere. 


    conclusão

    mamãe, esperamos que esse post tenha ajudado e te deixado mais tranquila para essa nova fase da vida. não é impossível conciliar carreira e maternidade, precisa ter calma e pensamento positivo. ah, não deixe de acompanhar nosso blog, aqui você encontra textos sobre maternidade, gravidez, infância e muuuito mais. 💛


    chegamos ao fim de mais um post feito com muito carinho, mas não deixe de garantir o enxoval completo para seu bebê aqui na coisasdenine. nossos produtos são 100% algodão e estampa é ecológica. siiim, além de peças lindas e únicas, pensamos no meio ambiente que nossos nines vivem.


    🏃‍♀️ corre aqui e confira nossas mantas, flufis e edredons: https://www.coisasdenine.com/
    Post anterior
    Próximo post