icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

🖤 frete grátis acima de $389 para mamães e pequenos de qualquer estado 🖤

veja como caprichar na decoração de quarto de bebê feminino | 6 min de leitura

todo dia é uma nova aventura quando se é uma mamãe de primeira viagem, né? no meio de tantas coisas para resolver, inúmeras descobertas e mil e uma sensações, um dos momentos mais gostosos dessa jornada é com certeza escolher os detalhes do quartinho do bebê. 

depois que descobrimos o sexo do neném então, a ansiedade toma conta! 🤩 são tantas opções, inspirações e referências, que fica difícil escolher uma só. 

no caso das meninas, existe um universo de fofuras que toda mãe sonha em ter. por isso, agora que chegou a hora de se preparar para a chegada da sua princesinha, nós vamos te ajudar. 

veja como criar uma decoração de quarto de bebê feminino incrível, que vai combinar direitinho com seu enxoval da coisasdenine e ficar perfeito para sua pequena crescer feliz e saudável. 

quais itens não podem faltar no quarto da sua bebê

antes de falar dos adornos superfofos e daqueles elementos de decoração de quarto de bebê feminino que fazem toda diferença na ambientação, precisamos focar na funcionalidade do cômodo. 

aqui, vamos nos aprofundar sobre os móveis e itens essenciais para a rotina da sua baby, desde seus primeiros dias de vida. olha só:

berço

esse certamente é o móvel que mais preocupa os papais e mamães de primeira viagem. qual modelo escolher? que tamanho funciona melhor no espaço? quais são as opções mais seguras para a criança? dúvidas sobre o assunto é o que não faltam 🤯 

mais que a estética, é preciso pensar no conforto, qualidade, segurança e funcionalidade do berço. ele deve ser certificado e seguir todas as normas de fabricação, especificadas pela associação brasileira de normas técnicas (ABNT). ou seja, precisa ter as medidas adequadas, barras de proteção, travas e ser feito com tinta atóxica. 

além disso, é necessário planejar onde o móvel será posicionado, pensando não só na decoração de quarto de bebê feminino, mas também no cuidado com sua pequenininha.

para evitar que ela pegue friagem e fique muito exposta às variações de clima, é importante colocar o berço longe das janelas. 

outra dica útil é investir em modelos que possam acompanhar o crescimento da criança. é possível encontrar uma variedade de berços que depois podem ser convertidos em caminhas. muito mais praticidade e economia, não é mesmo? 

cômoda com trocador

se tem um móvel que os nenéns usam muito é o trocador. as mamães que lutem, né? 😅

por isso, é importante investir em uma opção que seja confortável para o bebê e para você. a altura da mobília precisa ser adequada para que você não fique forçando sua coluna enquanto estiver limpando a pequena. o ideal é que ele fique rente à altura do cotovelo, deixando seu braço em um ângulo de 90º.

a cômoda deve também ter espaço suficiente para armazenar todos os itens do dia a dia, como fraldas, lencinhos, flufis da coisasdenine, talco, pomadas e o que mais você precisar para cuidar da baby. 

as opções com rodinhas também são ótimas para facilitar a mobilidade e a limpeza do ambiente. #ficaadica 😉

poltrona de amamentação

como já comentamos aqui no blog, a amamentação deve ser feita com tranquilidade, em um ambiente calmo tanto para o bebê, quanto para a mamãe. por isso, uma poltrona bem confortável faz toda diferença na decoração de quarto de bebê feminino. 

você passará por momentos especiais neste espaço, curtindo sua pequena e embalando aquele sono gostoso dela após dar de mamar. então, invista em uma opção macia e bem acolchoada, com suporte para as costas e para os braços. modelos reclináveis, com suporte para as pernas, também são maravilhosos. 

as cadeiras de balanço são um clássico nos quartinhos de bebê, mas não oferecem tanto conforto para longos períodos sentada, portanto, dê preferência para as poltronas e sofás. 

bebê sorrindo no berço

abajur

a iluminação é capaz de transformar qualquer ambiente. além da funcionalidade, especialmente para as visitinhas de madrugada, o abajur traz mais charme e aconchego para o espaço. ele contribui muito para a ambientação e decoração do cômodo.

existe uma infinidade de opções, que podem tornar-se inclusive uma peça central, dependendo do tema escolhido para o quarto. 

alguns abajures servem até para contar histórinhas e projetar imagens pelas paredes, dando aquele ar lúdico na hora de dar de mamar ou da sonequinha. fofo demais, né? 🥰

cortinas

outro item importante para compor a decoração de quarto de bebê feminino são as cortinas. 

elas protegem da luminosidade intensa, ajudam a ventilar o espaço de forma indireta e trazem uma sensação de serenidade e conforto para o cômodo. 

quando for escolher, dê preferência para tecidos claros, em materiais hipoalergênicos e fáceis de lavar. cortinas feitas de fibras naturais como o algodão ou persianas de bambu são boas opções.

guarda-roupa

uma bebezinha tão pequena precisa de um guarda-roupa só para ela? 🤔 acredite se quiser, mas sim! além da quantidade de roupinhas, que acabam ocupando mais espaço do que imaginamos, o armário é fundamental para guardar toda bagunça que se acumula no quartinho. 

pacotes de fralda, brinquedos, sapatos, as mantinhas da coisasdenine, bomba de leite, aspirador nasal… basicamente tudo o que você quer tirar do meio do caminho e deixar longe do alcance da criança vão parar no guarda-roupa. por isso, é interessante investir em um com portas e compartimentos para organizar toda essa confusão. 😅

Foto do quarto de um bebê

como deixar o quarto mais aconchegante?

sabemos muito bem como o ambiente pode influenciar muito no comportamento dos pequenos. por isso, a decoração de quarto de bebê feminino deve ser totalmente aconchegante. afinal, que mãe não quer ver sua baby bem calminha a noite toda? 😴 para isso, temos algumas dicas. 

começando pela disposição dos móveis, é importante escolher itens que não ocupem espaço demais e deixem o cômodo claustrofóbico. é fundamental ter espaço para o ar circular e para você se movimentar sem ficar esbarrando nas coisas, né?

os materiais escolhidos também devem transmitir esse conforto. o tecido das cortinas, do estofado da poltrona, das almofadas: use e abuse do mix de texturas. quanto mais fofinho, melhor! dá até para deixar suas mantinhas e cobertores da coisasdenine à mostra, para reforçar esse carinho e aconchego do quarto. 🥰

a iluminação também faz toda diferença. tons mais quentes, com luz indireta, são ótimos para criar aquele clima gostoso no ambiente. você pode até investir nas lâmpadas inteligentes para controlar a intensidade e cor da iluminação no quarto.  

por fim, temos a cor das paredes. mais adiante vamos explicar direitinho como as tonalidades podem impactar na atmosfera do quartinho e até influenciar no comportamento da sua princesinha. 

mas adiantando o assunto, nossa dica é investir em tons mais sóbrios na maior parte das paredes e deixar os tons vibrantes para alguns detalhes. isso transmite a calma e conforto que sua pequena vai precisar. 

quando começar a organizar o quartinho?

é difícil controlar essa ansiedade, né mamãe? 😬 mas a decoração de quarto de bebê feminino não é o único item na sua interminável lista de tarefas durante a gestação. 

para garantir que o processo seja prazeroso e divertido para você, é importante se planejar e ir começando aos poucos. se você já tem um cômodo separado para o quartinho, pode começar a organizar assim que puder ou quando descobrir o sexo do bebê. a partir da 20º semana dá tempo de sobra para cuidar desse projeto com calma. 

como alguns móveis demoram para serem entregues, é interessante se programar para fazer as compras e pedidos com antecedência. enquanto isso, comece a decidir a cor e pintar as paredes. assim, quando a mobília chegar, você não vai precisar lidar com essa confusão no meio da bagunça da pintura. 

se puder, deixe o guarda-roupa montado antes do chá de bebê. você com certeza vai ganhar muitos presentes lindos nesse dia e ter um lugarzinho pronto para guardar tudo ajuda muito na organização.

durante a 33º e 36º semana, é ideal que o quarto já esteja todo montado e que sobrem apenas alguns detalhes na decoração de quarto de bebê feminino para você decidir. uma planta, um bichinho, um acessório: só os detalhes mesmo, viu mamãe? você também precisa relaxar e se preparar para a chegada da sua princesinha. 🥰

Foto de uma mulher grávida ao lado do berço

não esqueça dos cuidados com a saúde da bebê

não é só a estética que deve ser levada em consideração na organização do quartinho. o cuidado com a segurança e com a saúde da criança é primordial. 

como comentamos, o berço precisa ser certificado e seguir o padrão de controle estipulado pela ABNT. a tinta das paredes e dos móveis deve ser atóxica e, de preferência, utilizada com muita antecedência para não deixar nenhum cheiro forte residual quando o bebê chegar. 

os tecidos também precisam ser hipoalergênicos para evitar bronquite e outros problemas respiratórios comuns nos primeiros meses de vida dos pequenos. é por isso que na coisasdenine todos os produtos são feitos em fibras naturais, 100% algodão. 

temas para quarto de bebê feminino

uma das etapas mais divertidas (e difíceis 😅) no processo de decoração de quarto de bebê feminino é a escolha do tema central. é ele que vai determinar as tonalidades de cor, o estilo dos móveis e quais acessórios decorativos serão utilizados no ambiente. para ajudá-la nessa decisão, separamos aqui algumas opções, que vão deixar o espaço uma gracinha. 😍

minimalista

nem todo mundo gosta de uma decoração temática, cheia de detalhes e elementos. algumas pessoas preferem um ambiente clean, com apenas itens básicos e funcionais para o dia a dia da criança.

é por isso que existe o estilo minimalista. nele, as cores são mais neutras e o design moderno. para dar uma carinha diferente, você pode utilizar um papel de parede discreto com formas geométricas ou até alguns itens com material mais cru, como o linho e o algodão. 

foto do quarto de um bebê minimalista

floral

se o que você busca é uma decoração de quarto de bebê feminino bem delicada e clássica, o tema floral é uma ótima opção. você pode escolher alguma espécie para ser o centro das atenções, como as rosas, lírios, girassóis, margaridas e violetas. 🌼

o tema pode aparecer em uma pintura na parede, em quadrinhos, na estampa dos estofados, no enxoval e até nos puxadores da cômoda e do guarda-roupa. 

animais

tem coisa mais fofa que um quarto cheio de bichinhos? 🐯 a temática é muito ampla e pode ser explorada de diversas maneiras neste espaço.

você pode criar um ambiente inspirado em safári, com girafas, leões, elefantes e hipopótamos. 🐘 ou quem sabe uma floresta encantada, com macaquinhos e pássaros. 🐒 o tema fazendinha também fica uma graça e os pequenos adoram! 🐄

já deu para notar que as possibilidades são infinitas, né? você pode usar e abusar da criatividade, colocando bichinhos e estampas de animais nos papéis de parede, no tapete, nos detalhes da cortina e até no seu enxoval da coisasdenine. temos opções personalizáveis e superfofas nesta temática

foto de um quarto de bebê decorado com quadros

docinhos

a vida é um doce! 🍭 então, porque não trazer essa alegria e gostosura para a decoração de quarto de bebê feminino da sua pequena? você pode usar quadrinhos com desenho de bala, pirulito, cupcake, sorvete e tudo que é docinho e chamativo. 

além de divertida, essa temática traz cores lindas que podem ser utilizadas no ambiente. você pode mesclar tons pastéis com toques vibrantes de rosa, azul, amarelo, lilás e verde. fica uma fofura! 

princesa

é claro que a sua princesinha merece um reino só dela, não é mesmo? 👑 

essa temática é bem delicada e um clássico nas decorações infantis. afinal, toda menina sonha em ser uma princesa como as dos desenhos animados. 

para esse estilo, você pode optar pelas decorações mais tradicionais com tons de rosa, rendas e laços. ou partir para algo mais específico, usando como inspiração uma personagem em particular, como a cinderela, a branca de neve, a elza, a jasmine ou a moana, por exemplo. 

fundo do mar

outra ideia de decoração que fica simplesmente incrível é o fundo do mar. se você gosta de algo mais lúdico, pode apostar nesse tema trazendo imagens de sereias, animais marinhos, algas e conchinhas. 🐳 fica a coisa mais fofa do mundo!

você pode pintar um mural com tons de azul, colocar pérolas nos detalhes do enxoval e alguns detalhes furta-cor para combinar com o estilo. 

quais são as tendências na decoração de quartos de bebê?

nós acabamos de trazer várias ideias legais que podem ser aplicadas na decoração de quarto de bebê feminino, mas tem quem goste mesmo é de seguir as tendências, para fazer algo bem atual e moderno no ambiente. se esse é o seu caso, aqui vão algumas dicas:

  • resgate algumas peças de família para um design vintage e cheio de memória afetiva. luminárias e vasos de flor são ótimos para esse estilo; 
  • tons terrosos estão super em alta! use marrom, terracota e bege para os móveis e tecidos. materiais nesses tons, como juta, palha e sisal também ficam lindos; 
  • além de mais saudáveis, as fibras naturais estão com tudo na decoração. use algodão e linho nas cortinas, estofados e peças do enxoval;
  • plantinhas dão mais vida ao ambiente. use espécies (não venenosas, é claro) em pendentes e prateleiras altas. as suculentas são uma ótima opção, pois não demandam muito cuidado; 
  • pinturas orgânicas também são uma tendência. solte seu lado artista e crie algo único para o quarto da sua bebezinha. pode ser um sol, flores ou um arco-íris bem fofo.
foto de um quarto com decoração infantil

como escolher a cor do quarto da sua bebê?

mamãe, a gente te entende. sabemos que dá uma baita dúvida na hora de decidir a cor para o quartinho da sua bebê. é claro que tons de rosa podem parecer uma escolha óbvia para muitas pessoas, mas nem sempre eles combinam com o tema ou com o estilo de decoração que você escolheu para o ambiente. 

além disso, a cor pode influenciar bastante na energia do cômodo e na sensação que ele transmite. é por isso, que o recomendado é utilizar cores mais claras de forma predominante e deixar as cores mais estimulantes para uma parede isolada, um adesivo ou alguns detalhes decorativos. 

pense muito bem na temática escolhida e como as cores são utilizadas nela. procure referências em sites como o pinterest e faça alguns testes com a tinta, antes de colocar a mão na massa. 

a influência das cores

como comentamos antes, as cores podem impactar até mesmo o comportamento do bebê, que é sensível a tudo o que acontece ao seu redor. por isso, é importante criar uma atmosfera tranquila e aconchegante para sua pequena ficar bem calminha e feliz durante toda a infância. 🥰

segundo o feng shui, a técnica chinesa milenar utilizada para harmonizar os ambientes, as cores lilás, azul, verde, rosa e branco são ótimas para a decoração de quarto de bebê feminino. 

o verde, por exemplo, remete à natureza e transmite calmaria. já o rosa, estimula os relacionamentos e é ótimo para a aproximação entre a mãe e a criança. o azul deixa a energia do cômodo mais tranquila e relaxante. o amarelo é acolhedor e transmite uma sensação de conforto aos pequenos. 

isso quer dizer que tons vibrantes não devem nunca serem utilizados? claro que não! os toques de laranja, vermelho, roxo, turquesa e outras cores mais chamativas, são um ótimo estimulante para os bebês. 🧡 além disso, eles dão aquele ar infantil e divertido, que também é essencial para a decoração do quartinho. 

conclusão

agora que você já sabe como seguir com a decoração de quarto de bebê feminino, pode partir para outras questões dessa aventura incrível que é a maternidade. 

se você é novata no assunto e ainda tem muitas dúvidas sobre todas as fases - antes, durante e depois da gestação -, dá uma olhadinha nessa seleção de livros para mães de primeira viagem que fizemos para você. 

Post anterior
Próximo post