icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

🖤 frete grátis acima de $389 para mamães e pequenos de qualquer estado 🖤

como montar uma brinquedoteca em casa | 5 min de leitura

quantas memórias não temos de brincadeiras na casa dos nossos avós ou na escola? e quando lembramos, logo vem o sorriso no rosto, pois foram ocasiões especiais, que fazem parte das nossas memórias afetivas. 🪁

 

o momento da brincadeira é muito importante em todas as idades, além de estimular a criança, proporciona momentos incríveis com a família ou amigos. já pensou ter um espaço aconchegante de brincadeiras dentro de casa para seu filho?

 

nesse post vamos te explicar sobre o que é uma brinquedoteca e quais os benefícios de ter um espaço desses em casa. fique com a gente e embarque nessa leitura. 

 

ah, já aproveite para conhecer nossos flufis, mantinha e cobertor. aqui na coisasdenine você encontra produtos 100% algodão e personalizados. produtos incríveis que não podem faltar no enxoval para bebê.

 

você sabe o que é uma brinquedoteca?

sabe quando vamos a um hotel ou restaurante que tem aquele lugar cheio de brinquedos e livros, pula-pula, piscina de bolinhas? então, isso é um exemplo de brinquedoteca. claro que nesses lugares, há uma estrutura maior para receber um grande número de crianças, mas você pode montar uma em qualquer canto da sua casa!

 

a brinquedoteca é um local reservado para a criançada e você pode montar de acordo com os gostos do seu filho e a idade. é onde a brincadeira acontece e torna-se um momento de prazer e aprendizado. sim, você pode pensar em brincadeiras, leituras e jogos que estimulem a criança ou bebê. 🤩

 

é um espaço que convida a explorar, a fantasiar e a experimentar. incrível, não é mesmo? é por meio das brincadeiras e jogos que o criança aprende a se comunicar, desenvolve a criatividade, socializa com outras pessoas, adquire conhecimentos e tantos outros benefícios.

 

para que serve?

ter uma brinquedoteca em casa é super legal e recomendado, vai ser um espaço que seu filho pode ter desde bebê estimulando-o de forma lúdica a aprender sobre formatos e cores, até quando chegar na adolescência com jogos e livros. além disso, quando tiver amigos de escola ou condomínio, será ótimo para recebê-los em casa. 

 

montar uma brinquedoteca permite que o resto da casa permaneça mais organizado, sem brinquedos espalhados pelo corredor, pois a criança irá aprender onde é o espaço de brincar e depois de guardar o que usou.

 

como montar uma brinquedoteca em casa?

não precisa ser um espaço enorme, você consegue montar em qualquer cômodo da casa, como na varanda ou até se tiver um quarto sobrando em casa, basta fazer um planejamento do local para depois pensar na decoração.

 

após esse primeiro passo, pense na disposição dos móveis. dê preferência para prateleiras em alturas mais baixas, que seu filho alcance, assim, você estimula ele a pegar o item que quer e depois a guardá-lo. 

 

para que a criança não fique em contato direto com o chão, vale comprar o flufi de 4 camadas da coisasdenine. o flufi super serve como um tapetão, onde seu filho ficará confortável, além de ser um produto 100% algodão, que não causa alergias e é personalizado. vem conferir aqui no site www.coisasdenine.com e escolha a estampa para combinar com a brinquedoteca

 

para limitar o espaço e deixar mais alegre, vale pensar em desenhos na parede, como bichos, frutas, carros, princesas, entre tantas outras opções, tudo depende do gosto da família. lembre-se que é o espaço para brincadeiras, por isso, vale apostar em cores vibrantes. 🎨

 

o que deve ter numa brinquedoteca?

quando pensamos em brinquedoteca, logo associamos aos brinquedos, porém, você pode ir além. invista em leituras com bastante imagens e histórias que estimulem a criatividade, onde a criança possa se imaginar na história e até criar fantasias, assim como jogos educativos, como jogo da memória ou quebra cabeça adequada para a idade. será um ótimo incentivo para o aprendizado do seu filho, assim como brinquedos com formatos, cores e números. 🧩

 

um local de pintura também é ótimo, assim, a criança tem contato com as cores e texturas. instrumentos musicais também podem ser boas opções, no entanto, se você mora em apartamento, é bom checar sobre os horários de barulho para não incomodar os vizinhos. 🎼

 

com o passar do tempo, o bebê irá crescer e terá novos interesses, cabe a você, mamãe, ir entendendo o gosto do seu filho e adequando o espaço conforme às necessidades. vale pensar em colocar uma tv para fazer um espaço de cinema e para o videogame, além da brinquedoteca. sim, é importante que a criança tenha limites e não fique o dia inteiro na frente das telas. por isso, vale pensar em jogos interativos, que causem interesse na criança. 

 

até quantos anos seu filho vai aproveitar a brinquedoteca?

como falamos anteriormente, é um espaço que pode ser reaproveitado com o passar do tempo, basta ir adequando de acordo com os interesses da criança. sendo assim, a brinquedoteca pode durar a infância toooda e ser um local de muitas memórias afetivas que resultarão em histórias para o futuro. 

 

vale a pena ter uma brinquedoteca em casa?

se você tem um espaço sobrando na casa, super vale fazer uma brinquedoteca para a criança. será um espaço muito utilizado em várias fases da vida do seu filho, que trarão companheirismo e união entre a família, além de muitas risadas. 💛

 

ideias de brinquedoteca 

separamos algumas dicas de brinquedoteca para você ficar inspirada, mamãe.

 

brinquedoteca

 

a primeira opção, é um espaço pequeno da casa, onde a família resolveu pintar a parede de um tom verde pastel. além disso, é uma brinquedoteca para criança pequena e optaram por móvel baixo com livros e brinquedos para que o filho tenha mais autonomia e consiga pegar o que deseja e depois consiga guardar. é um espaço super prático para o dia a dia e lindo. 🧸

 

brinquedoteca

 

a segunda imagem de brinquedoteca é em um quarto da casa. a família pensou em um local com mais atividade física, com um escorrega e piscina de bolinhas. além disso, colocaram mesas e bancos para sentar, assim a criança pode usar como um local para pintar, ler,  fazer dever de casa e até para os adultos que estiverem no local sentarem. uma super diversão para seu filho! 

 

brinquedoteca

 

a terceira foto é pensada para crianças pequenas também, móvel baixo com brinquedos e decoração, além de uma poltrona rosa bebê para que a filha consiga ter um espaço de leitura também. é um espaço bem clean mas super divertido, onde a criança pode aproveitar por muitos anos. super fofo né, mamãe?

 

brinquedoteca

 

por fim, um espaço com pelúcia e alguns brinquedos, onde os pais colocaram uma cabana e almofadas dentro para que a criança consiga utilizar o espaço para ler, descansar, usar a imaginação. como podemos ver, a brinquedoteca fica ao lado de onde o adulto trabalha, assim o responsável consegue estar mais perto da criança durante o dia a dia. ótimo para acompanhar a infância do seu filho bem de perto. 🥰

 

conclusão

ter um espaço pensado para a diversão da criança dentro da própria casa é super recomendado. assim, seu filho aprenderá sobre horário para brincar, além de mantê-lo organizado. além disso, pode unir mais a família, além de ser um local para receber os amigos. não deixe de garantir o flufi de 4 camadas da coisasdenine para usar como um tapetão na brinquedoteca, temos certeza que ficará lindo e super aconchegante. 

Post anterior
Próximo post