icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

🖤 frete grátis acima de $389 para mamães e pequenos de qualquer estado 🖤

como montar um plano de parto? | 4 min de leitura

imagem de grávida fazendo plano de parto

quando descobrimos que um baby está a caminho, já imaginamos o futuro, pensamos nos detalhes e queremos resolver tudo logo, né, mamãe? são tantas coisas para decidir e fazer, como comprar o enxoval do bebê, escolher o nome, montar o quarto, entre tantas outras. 🤰


sabemos que bate a ansiedade, mas fique tranquila que tudo vai dar certo. fizemos esse post especialmente para você que está buscando dicas para montar seu plano de parto. 📝 afinal, é suuper importante que os papais estejam preparados para esse grande momento também.


antes de iniciar a leitura do texto de hoje, que tal conhecer os produtos 100% algodão da coisasdenine? aqui você encontra mantinha, flufi (material tipo fralda) e edredonzinho para bebê. além de peças que possuem uma qualidade ímpar, você pode personalizar com o nome, significado do nome e taaantas outras estampas maravilhosas.


📲 confira essas lindezas no nosso site www.coisasdenine.com


o que é o plano de parto?

o plano de parto é um documento que possui validade legal  e é reconhecido pelo Ministério da Saúde. ele é mega importante para que a mulher expresse suas preferências relacionadas ao nascimento do neném. 🤱


no documento você deve colocar todas suas vontades do antes, durante e depois do parto, ou seja, as posições, se quer que o acompanhante fique o tempo todo, como o hospital deve proceder em situação de emergência, luzes, ar condicionado, quem deve cortar o cordão umbilical, entre tantos outros detalhes.


como são várias questões para pensar, é recomendado montar o plano de parto com calma e com certa antecedência, para não correr risco de esquecer algo. ✏️


mamãe, os profissionais envolvidos são obrigados a receber o seu plano de parto e devem ler para seguir certinho todas as suas orientações. ah, esse documento é válido tanto para rede privada quanto pública.


quem deve fazer o plano de parto?

imagem de grávida no obstetra

o plano de parto pode ter os desejos do casal, como eles imaginaram esse momento. nesse caso, o (a) companheiro (a) deve estar presente na hora de pensar o plano de parto. isso é ótimo para aproximar ainda mais os papais. 💛


além dele (a), recomendamos que você elabore o documento com ajuda do seu obstetra. 🩺 ninguém melhor do que o seu médico para orientar você, afinal, ele está acompanhando-a nesse percurso e sabe sobre a sua saúde.


como fazer o plano de parto?

recomendamos que você divida o plano de parto em três partes: durante o trabalho de parto; no parto e pós-parto. se você optou por parto normal, também pode colocar “em caso de cesárea”. lembre-se que imprevistos podem acontecer, por isso é sempre bom pensar nas possíveis situações.


após dividir essas etapas, você pode ir pensando em cada uma, separadamente. pense no que você quer para o momento antes do parto, como: quais roupas usar, se quer música ambiente ou silêncio, se quer receber alimentos e água, se quer ser acompanhada por uma doula, entre outros pontos.


depois pense nas questões da hora do parto, ou seja: se quer luz alta ou baixa, se autoriza raspagem dos pelos e episiotomia (corte na vagina), se quer analgésico para a dor e assim por diante.


não esqueça de pensar no pós-parto. isso engloba: se quer que seu (sua) companheiro (a) corte o cordão umbilical, se quer ver sua placenta ou não, se quer vitamina k injetável ou via oral, se os exames do bebê devem ser realizados perto de você e várias outras questões que precisam ser pensadas.


mamãe, esse documento pode ser feito em formato de lista para que fique mais fácil a leitura, além disso, pode ser escrito a mão ou digitado. faça do jeito que achar melhor. ah, não se esqueça de fazer uma cópia. 


quando levar o plano de parto ao hospital?

se você for conhecer o hospital antes, pode levar o plano de parto nesse momento ou, se preferir, pode entregar no dia do parto mesmo. você decide o melhor momento, mamãe. afinal, a vida pode estar corrida nessa última fase da gestação.


todos os hospitais aceitam o documento?

como falamos antes, seja hospital público ou privado, todos devem aceitar, mesmo que alguns não estejam acostumados com essa atitude por parte da paciente. 


modelos de plano de parto

sabemos que, muitas vezes, a internet facilita nossa vida, mas, nesse caso, não é recomendado pegar os modelos prontos disponíveis na internet, pois é um documento que você deve colocar as suas vontades e desejos para esse momento tão especial. 


aproveite o tempo de gestação, entenda sobre suas preferências, busque informações em sites e blogs confiáveis, converse sempre com seu obstetra. assim, você consegue fazer escolhas mais conscientes.


conclusão

imagem de grávida vendo ultrassom

agora que você já entendeu a importância de ter um plano de parto, que tal começar a pensar no seu, mamãe? se você é time old school, prepare a caneta e a caneta, caso, goste mais de fazer anotações no notebook ou celular, fique à vontade. 


mas antes, aproveite para montar o enxoval do seu baby aqui na coisasdenine. você vai encontrar mantinhas, flufis e edredonzinhos 100% algodão, feitos com estampas ecológicas e personalizados. uma peça mais linda do que a outra, mamãe. vem conferir no nosso site www.coisasdenine.com

Post anterior
Próximo post