icon
dias
:
horas
:
min.
:
seg.

🖤 frete grátis acima de $389 para mamães e pequenos de qualquer estado 🖤

como baixar a febre do bebê? 10 dicas para isso | 7 min de leitura


a maternidade costuma vir com muitas surpresas e aventuras, e uma situação inevitável na vida de uma mãe é o eventual surgimento de febre no bebê. a febre acende sempre um alerta sobre o quadro geral de saúde da criança, e quando identificada, algumas medidas precisam ser tomadas.


fizemos esse texto para tranquilizar você, mamãe, nessas ocasiões e tirar suas dúvidas sobre como baixar a febre do bebê. afinal, nós sabemos como é importante você ter todas as respostas que precisa de uma forma mais rápida e simples. 🤱


não importa se você é ou não uma mamãe de primeira viagem, a saúde do seu bebê pode te deixar preocupada e saber a diferença entre uma febre baixa e um possível problema de saúde é muito importante, assim, você poderá escolher a melhor maneira de como baixar a febre do bebê.🌡


mas, fique tranquila, mamãe, esses sustos são normais e por isso, vamos responder algumas perguntas no decorrer desse texto. fique com a gente e já garanta o enxoval personalizado do bebê aqui na coisasdenine


como saber se o bebê está com febre?

bebê fazendo inalação

 

para que você possa saber como baixar a febre do seu bebê, primeiro precisa entender o que é a febre e como identificá-la. então vamos lá, o que é febre? 


febre é o aumento da temperatura corporal em reação a uma anormalidade, como infecções, vírus, etc. porém, no bebê, quando a temperatura está acima de 37,4°C, nem sempre pode ser um sinal de doença, podendo apenas ser causado pelo calor, nascimento dos dentinhos, reação a vacina ou até mesmo pelo excesso de roupinhas. 👶


é muito importante lembrar que, dependendo de quanto tempo seu filho tiver, a temperatura corporal pode ter uma variação, por exemplo, é considerado febre quando o bebê estiver com uma temperatura retal acima de 38°C e a timpânica de 37,5°C.


você observou que seu neném 👶🏻 está abatido ou irritado? quando tocou nele conseguiu perceber que sua pele estava mais quente que o normal ou que suas bochechas estão vermelhas? pode ser sinal de febre, mamãe. por isso, separamos algumas dicas para você ter certeza.

 

  • meça com um termômetro🌡

para usar o termômetro em seu bebê, comece fazendo a higiene dele. em seguida, coloque-o de uma forma que a parte de metal fique em contato direto com a pele, baixe o bracinho do seu bebê delicadamente, ajustando o termômetro para que fique preso e não saia do lugar, espere até o apito, caso seja um termômetro digital, e o retire para fazer a verificação.


além da axila, é possível medir a temperatura de forma oral, lembrando que se escolher este método, é importante usar só dessa maneira. para fazer corretamente, seu bebê precisa estar ao menos quinze minutos em jejum. 


depois de higienizar o termômetro, coloque-o na ponta da língua do bebê, feche a boca levemente. lembre sempre de limpar o termômetro. quando o termômetro for digital, aguarde pelo apito, porém se for analógico, aguarde uma média de três minutos.


medindo a temperatura de forma anal, aqui a ponta do termômetro precisa ter uma ponta mais maleável, mole. não se esqueça de lubrificar a ponta com vaselina e inserir levemente para que não machuque. você pode e deve escolher a maneira mais confortável para você e seu bebê, para que ele não venha a desenvolver algum trauma.


para esse momento de medir a temperatura do bebê vale usar o flufi da coisasdenine, além de personalizado, é 100% algodão e não superaquece o neném. perfeito para o seu filho ficar mais confortável e feliz.


  • meça com a mão na bochechinha do seu nenê 🤱

essa com certeza é a maneira mais simples e conhecida para saber se ele está com febre. podemos dizer que esse método já era usado por mamães há muitos anos, principalmente antes dos avanços da medicina. 


ao encostar sua mão na bochecha do bebê e perceber que a temperatura está muito elevada, como se ardesse sua mão, é uma indicação de febre, porém sem um termômetro não será possível saber quantos graus está medindo ao certo.


  • meça com os lábios no rosto do bebê 🤰

assim como a anterior, você não poderá medir exatamente a febre, mas vai conseguir saber se seu bebê está com febre. só é preciso encostar seus lábios de forma suave na bochecha do seu bebê ou na testa e assim vai conseguir sentir se estão mais quentes que o normal.



tipos de febre que o bebê pode ter, de acordo com a temperatura


existem diferentes tipos de febre e agora que você já sabe como descobrir se o bebê está febril ou com febre🌡, vamos te mostrar algumas diferenças.


  • febre grave: com uma temperatura acima de 39,5°C e abaixo de 36°C, normalmente é acompanhada de tremores de frio e gemidos. essa febre costuma acontecer em casos de meningite, inflamação da epiglote ou rins, pneumonia e broncopneumonia, por exemplo. nesses casos, a hospitalização é necessária.

  • febre moderada: acontece quando a temperatura está entre 38,5°C e 39,4°C e é possível notar que seu bebê está muito quieto ou abatido. essa febre geralmente acontecem em casos como meningite, infecções de ouvido, amigdalite com pus, infecção urinária e pneumonia, por exemplo. ao levar seu bebê para o pediatra, ele poderá te ajudar, informando o melhor tratamento.

  • febre leve: quando a temperatura está medindo até 38,5°C e não tem sintomas significativos, como os citados acima. essa febre costuma acontecer quando eles estão com diarreia, resfriados, faringite, cistite e laringite, por exemplo. de uma forma geral, não é preciso usar antibióticos, mas só o pediatra pode decidir🗒.

indicamos que você busque sempre a opinião do médico, pois ele saberá qual o melhor tratamento para o bebê. mas, não esqueça de garantir o enxoval da coisasdenine que acompanhará o bebê em todos esses momentos.


10 dicas de como abaixar a febre do bebê


quando não se trata de febres altas, nem sempre é necessário o uso de medicamentos, por isso veja algumas sugestões que podem te ajudar:

 

    1. hidrate seu bebê

      como nossos bebês costumam perder líquido em uma velocidade muito maior que um adulto, por causa da transpiração, é importante garantir que ele esteja sempre hidratado 💧.


       2.repouso

        como já sabemos, quando nosso corpo adoece, ele tende a ficar pesado e meio mole, causando certo cansaço, então podemos imaginar como essa sensação pode ser pior em um bebê que ainda nem entende o que está acontecendo. por isso é realmente indispensável que seu neném descanse bastante em um local fresco e arejado 🛏.


               3. retire o excesso de roupas

         

        dependendo de onde você mora, roupas podem realmente aumentar a temperatura de seu filho, por isso, tire os excessos e o deixe confortável e a vontade 🧺. lembre-se que a mantinha personalizada da coisasdenine super vai ajudar nesse momento.


                4. dê um banho de água morna

         

        diferente do tratamento dos adultos, o bebê não poderá tomar banho com água fria, afinal, isso só causará desconforto e  irritação, principalmente por causa do choque térmico. nem quente e nem frio, sempre morno 🛁.


                5. febre com sintomas

         

        como a febre apenas indica que há algo errado, ela não é uma doença. se estamos falando de uma febre persistente ou que acompanha outros sintomas, leve-o ao pediatra, mamãe.

                6. amamentação

         

        o leite materno é rico em anticorpos e pode combater infecções e ajudar na hidratação, o que também vai poder aliviar as dores musculares que são provocadas por causa da febre 🤱.


                7. faça compressas

         

        um truque usado há muitos anos. basta separar o flufi de uma camada da coisasdenine e umedecê-lo embaixo da torneira, nunca gelado. este pano pode ser colocado em lugares como pulsos, rostinho e testa.

         


      1.         8. alimentação


      2. dependendo do tempo do seu bebê, escolha sempre alimentos naturais como frutas e ofereça líquidos 🍼.


                 9. banho de imersão

         

        banhos prolongados usando água morna são muito bons para controlar a temperatura, mas sempre observe se seu bebê não está sentindo frio, como tremores, nunca coloque-o em banho imersivo se estiver tendo convulsões. depois, seque-o super gostoso com o flufi 4 camadas da coisasdenine


                10. atenção com as dicas de saúde não reconhecidas

         

        é natural que na hora do desespero, busquemos informações que possam nos ajudar, mas você não deve sair tentando qualquer coisa, como é o caso da indicação para o uso do álcool, afinal ele é altamente inflamável e pode causar intoxicação na criança 📝. lembre-se de procurar o médico para saber o melhor tratamento.


        quando se preocupar com a febre do bebê

        Imagem de bebê coçando o olho

        não tem como não se preocupar com o bebê, né mamãe? nós entendemos sua preocupação, por isso, vamos continuar te ajudando. continua aqui com a gente.


        para bebês de até três meses, assim que sua temperatura for de 37,5°C🌡, é preciso ir imediatamente ao pediatra. caso a temperatura for abaixo de 35,5°C, você deve ir também.


        de forma geral, sempre que seu bebê apresentar febre persistente e acima de 39,5°C, a recomendação é que ele seja examinado por um pediatra, uma vez que, geralmente, é uma indicação de infecção como a meningite.


        quanto maior for o número apontado no termômetro, maior é a necessidade de você levar seu bebê ao pediatra no atendimento de urgência ou emergência, para que a temperatura possa ser controlada e seu bebê melhore o quanto antes.


        em casos onde a febre pode chegar a ser acima de quarenta graus celsius, você não pode se desesperar, pois é possível que ocorram convulsões e nessa hora seu bebê pode se machucar. portanto é importante que esteja por perto para ajudá-lo🤱 e que mantenha a calma, nunca coloque nenhum objeto em sua boca.


        é aconselhado medicar o bebê por conta própria?


        embora muitos papais e mamães mediquem seus bebês sem orientação médica, muitos produtos como mel 🐝 podem trazer malefícios à saúde do bebê. apesar de ser natural, o mel é um produto laxante, ou seja, ele solta o intestino e se seu bebê estiver com algum quadro viral, ele pode ter diarreia e ficar desidratado, por exemplo.

         

        posso usar medicamentos naturais para abaixar a febre do bebê?


        apesar de muitas mamães acreditarem que por serem naturais esses medicamentos 💊 não seriam capazes de causar problemas, dependendo da quantidade e do princípio ativo, seu filho pode vir a desenvolver alguma alergia ou ainda ter algum tipo de intoxicação causada pela planta, se for o caso.



        além desses medicamentos conseguirem interagir de forma negativa com outros medicamentos, ele ainda pode vir a causar o agravamento de alguma doença, por esse motivo, sempre que for ao pediatra, informe a ele sobre todos os medicamentos naturais que está usando e peça orientações.


        conclusão


        em relação aos medicamentos, segundo médicos: “se a medicação foi vomitada logo após ser dada, ela deve ser oferecida novamente. porém, se já passou algum tempo, como por exemplo, mais de uma hora, não".


        por fim, a atenção para bebês de até três meses precisa ser maior, uma vez que seu sistema imunológico ainda está em formação e por esse motivo, as infecções costumam se espalhar mais rápido pelo seu organismo. se esse for o seu caso, não precisa se desesperar mamãe, sabemos que ser mãe é estar em constante preocupação, mas leve o neném ao pediatra para que ele possa te indicar o melhor tratamento.


        além da necessidade de levar seu bebê ao pediatra quando for preciso, o melhor é fazer consultas de rotina. consulte o nosso blog e descubra ainda mais sobre como ter uma maternidade mais tranquila e com menos dúvidas. além disso, aqui na coisasdenine você encontra produtos personalizados feitos com todo cuidado e carinho para o amor da sua vida 🤱.

        Post anterior
        Próximo post